Guimarães alinha estratégia com novas tendências do turismo

A aposta em novos projectos para intensificar e diversificar a oferta turística alinhando-a às novas tendências é a estratégia assumida por Guimarães.

A vereadora do Turismo da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, falava na reunião do Conselho Consultivo do Turismo que decorreu terça-feira, destacou que a situação de pandemia em 2020 veio transformar por completo um sector que estava em franco desenvolvimento, mas o concelho está a criar soluções para dar resposta à retoma do turismo, sempre alinhada com as novas tendências.

– Palavras como confiança, higiene ou saúde ganharam outra dimensão após esta situação de pandemia no momento de escolher um destino turístico e desde o início que a Câmara de Guimarães promoveu um trabalho de certificação (Clean&Safe) nos estabelecimentos hoteleiros e turísticos, assim como a oferta de acções de formação, capacitação de agentes turísticos e criação de novos conteúdos de promoção e divulgação do destino, sobretudo em mercados de proximidade, salientou a autarca.

A responsável municipal destaca a aposta em novos projectos na perspectiva de cimentar a oferta do turismo de natureza, através de novos segmentos sem descurar a valorização do património e a programação cultural de Guimarães.

– Estamos a abraçar novos projectos na perspectiva de melhorar e diversificar, através da qualificação de produtos locais na área da enogastronomia. Está a ser preparado um evento gastronómico com as três CIM’s do Minho, a realizar em Guimarães, Braga e Viana do Castelo. Existe ainda o projecto Caminhos de Santiago com ligação a Guimarães, a articulação com agentes turísticos na partilha de informação, promoção do destino em mercados de proximidade e reforço da divulgação nos meios de comunicação, explicou.

A Câmara Municipal pretende definir o posicionamento da marca na captação de turismo, através de um estudo que resultou na elaboração de 48 projectos para implementar.