Início Vinhos Alta Pontuação mantém a tradição do Douro

Alta Pontuação mantém a tradição do Douro

A Altapontuação Vitivinicultura e Comércios de Vinhos, Lda. é uma empresa nacional já com 12 anos de existência, criada após uma candidatura a um projecto “Jovem Agricultor”, por parte do proprietário, viticultor e enólogo, Jorge Coutinho, com objectivo de produzir vinhos de grande qualidade, a partir de uvas produzidas na região demarcada do Douro.

A Quinta que dá corpo a este projecto data do ano de 1876, tem cerca de 5,5 hectares. Sendo uma área reduzida não permite a produção de grandes quantidades, embora a qualidade essa esteja desde já comprovada. Por esta razão todos os vinhos aqui produzidos são considerados de Quinta.

Mais recentemente, foi adquirida uma propriedade de 1,5 hectares onde se finaliza a construção da sua adega própria

A Quinta principal situa-se na freguesia de Celeirós do Douro, concelho de Sabrosa, com altitudes compreendidas entre os 385 m e os 450 m, com encostas expostas a nascente e a sul na sua maioria.

A vinha é composta por vinha velhas, com mais de 20 castas, com mais de 50 anos e uma zona que foi reestruturada com 9 anos, onde estão presentes castas tradicionais do Douro: Touriga Nacional, Franca, Tinta Barroca e Roriz (castas tintas) e Malvasia Fina e Gouveio Real (Brancas sendo todas vinhas velhas). Na nova propriedade, localizada na freguesia de Sabrosa, apenas há castas brancas (Viozinho, rabigato, malvasia fina, gouveio rela e Fernão pires).

Neste momento estão a ser comercializados no mercado seis referências vinhos: Altapontuação Tintos (Tinto, Touriga nacional, o Vinha Velhas  e o Casa de Socalcos) e o Altapontuação Branco. Existe ainda o Galelo, que é um projecto com quatro anos. As uvas são oriundas da região de Tras-os-Montes, zona que se encontra em grande expansão e qualidade.

A par do vinho, ainda existe o azeite da Quinta.

A empresa tem como principais objectivos a continuação da produção de vinhos de grande qualidade, bem como a construção de uma adega própria que, como já foi referido, está a ser finalizada e, num futuro próximo, criar uma unidade de enoturismo, com capacidade de cinco quartos, para que se possa ver a forma de trabalhar da empresa e partilhar todas as nossas experiências e paixões.

Escolhas da semana

A escolha desta da semana são da responsabilidade do fundador, sócio-gerente e enólogo Jorge Coutinho que seleccionou para esta apresentação, o Alta Pontuação Colheita Branco Douro 2019 e o Alta Pontuação Colheita Tinto Douro 2019.

Características do Alta Pontuação Colheita Branco Douro 2019

Enólogo:
Jorge Coutinho

Classificação:
Vinho D.O.C. Douro

Castas:
Malvasia Fina, Gouveio Real (Vinhas Velhas) Rabigato e Viozinho

Análises:
Teor de álcool: 13,0% vol.
Acidez Total: 4,9 g/dm3
Acidez Volátil: 0,2 g/dm3
pH: 3,48
Açucares redutores: 0,6 g/dm3

Fermentação:
Fermentação em cubas inox a temperatura de 15-18ºC, durante um m,ês, adquirindo aroma citrino e fruta tropical.

Filtragem e estabilização:
Filtrado e estabilizado por filtros de placa.

Cor:
Citrina

Aroma:
Mineral, fresco com alguma tropicalidade.

Serviço:
Deve acompanhar pratos de peixe, saladas, pratos condimemntados e queijos suaves e cremosos

Características do Alta Pontuação Colheita Tinto Douro 2019

Enólogo:
Jorge Coutinho

Classificação:
Vinho D.O.C. Douro

Castas:
Touriga Nacional e Vinha Velha.

Análises:
Teor de álcool: 14% vol.
Acidez Total: 4,92 g/dm3
Acidez Volátil: 0,59 g/dm3
pH: 3,78
Açucares redutores: 0,8 g/dm3

Filtragem e estabilização:
Filtrado.

Cor:
Ruby e estável.

Aroma:
Frutos vermelhos

Serviço:
Deve ser servido com carnes vermelhas grelhadas e bem temperadas, caça e enchidos, e alguns tipos de queijos.

Vinho elaborado com método tradicional de pisa a pé, permitindo uma excelente extração das uvas, estágio de cerca de nove meses em barrica de carvalho francês, vinho estruturado e complexo com bastante fruta vermelha, com um toque de compota.

 

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter