Reserva do Comendador: um tinto alentejano de excelência

A Adega Mayor, um dos maiores projectos do comendador Rui Nabeiro, que se estende ao longo de 350 hectares de montado de azinho, galerias ribeirinhas e campos agrícolas e ‘junta’ três herdade – Herdade das Argamassas, Herdade da Godinha e o Monte Pina -, num total de 180 hectares de vinhas, é também uma referência de arquitectura global, nascida do traço do arquitecto Siza Vieira, que distingue e dignifica a tradição do vinho na região do Alentejo.

A sua proximidade com a serra de São Mamede, os solos graníticos e o clima temperado contribuem para um carácter único dos seus vinhos que se podem definir como frescos, equilibrados e elegantes com uma personalidade única e que são o resultado de uma criteriosa vindima manual.

Nascidos em Campo Maior e inspirados pelo mundo, em cada vinho da adega não só é engarrafado uma parte da adega como também, em cada garrafa, se guarda o respeito pelo que a terra oferece.

Renova-se a tradição do vinho alentejano ao atribuir uma nova perspectiva de atenção aos detalhes e à sua dimensão estética, criando vinhos que satisfazem os sentidos.

Na Adega Mayor mostra mais do que os olhos veem, as mãos tocam, o nariz sente, a boca prova e os ouvidos interpretam.

Nesta apresentação de alguns dos vinhos produzidos pela Adega Mayor, já destacámos o Reserva Branco Selecção 2020.

Hoje, será a vez do Reserva do Comendador 2017 e sobre ele, sem meias palavras e com tanto para dizer, este vinho escreve-se com todas as letras. Abra um Reserva do Comendador e, de página em página, de copo em copo, faça desta história a sua.

Vinho Tinto Reserva do Comendador 2017

Classificação:
Vinho Regional Alentejano

Ano de colheita:
2017

Tipo:
Tinto

Região:
Alentejo

Clima:
Mediterrânico

Solo (origem):
Franco-argiloso de origem granítica

Castas:
60% Alicante Bouschet, 30% Touriga Nacional e 10% Syrah

Vindima:
Entre Agosto e Setembro

Produção:
2700 garrafas 150 cL; 32.600 garrafas 75 cL

Enólogo:
Rui Reguinga e Carlos Rodrigues

 

 

 

 

Vinificação:
Desengace sem esmagamento, fermentação em depósito de inox a 25ºC e rack and return diário. Fermentação maloláctica em barricas novas de carvalho francês, onde o vinho permaneceu 18 meses. Estágio de 12 meses em garrafa antes de ir para o mercado.

Teor alcoólico:
15 % vol.

Acidez total:
5,6 g/L

pH:
3,62

Açúcar redutor:
0,8 g/L

Ingredientes:
Contém sulfitos

Notas de prova:
Cor granada. Aroma intenso com notas de cereja preta e amora silvestre.
Paladar encorpado, taninos maduros, final longo e persistente.

Consumo:
2020 – 2025

Gastronomia:
Uma companhia elegante e refinada para aliar a uma seleção de queijos fortes e pratos de carne no forno. Excelente harmonia com pratos caça e/ou de aromas e sabores bem intensos e condimentados.

Com o apoio de: