Início destaque AB Valley – o prazer de fazer vinho

AB Valley – o prazer de fazer vinho

António Sousa é o artista por detrás dos vinhos AB Valley.

Formado em enologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e como filho da região, dedica grande parte da sua carreira à produção de Vinhos Verdes.

Com toda a sua paixão e vasto conhecimento, tem vindo a desenvolver alguns projetos próprios bem como colaborar com tantos outros produtores da região há mais de 20 anos.

Hoje em dia é um dos mais reconhecidos e influentes enólogos portugueses. O seu contributo para o desenvolvimento da Região dos Vinhos Verdes tem sido decisivo.

A AB Valley Wines surge em 2016 fruto de uma parceria entre António Sousa, enólogo da região, e Bernardo Lencastre, ‘vigneron’ na região e um perfeito ‘winelover’.

O prazer de fazer vinho e transpor os limites de um certo status quo vínico, que impera um pouco por toda a região, levou estes dois amigos de longa data a implementar um projeto que traduz a irreverência face a um paradigma e a necessidade de transpor os limites da experiência, exponenciando o conhecimento adquirido, na produção e na vinha.

Se por um lado, António empresta o know-how ao projecto, Bernardo empresta a irreverência, o desafio constante dos horizontes definidos e a experiência na difusão e marketing da marca.

Desde o início que a ideia é produzir vinhos que expressem o potencial das nossas castas autóctones e do ‘terroir’ da sub-região de Amarante nos Vinhos Verdes.

Este ‘terroir’ é ideal para o desenvolvimento de castas como o Avesso, Arinto e Azal, nas castas brancas, e Espadeiro e Vinhão, nas castas tintas, devido ao rico solo calcário e a uma proteção contra a influência do Atlântico.

O resultado é uma uva mais matricides, com boa acidez e um nível de álcool mais elevado, comparativamente ao resto da região.

Este ‘terroir’, juntamente com as castas referidas, possibilita experiências únicas e diversas o que permite a obtenção de vinhos diferentes, sendo esse o grande objectivo do projecto.

 

 

 

 

 

 

ABCDarium – Alvarinho 2020

Região:
Vale do Tâmega e Sousa

Enólogo:
António Sousa

Casta:
Alvarinho

Álcool:
13% vol.

Açúcar Residual:
3,8 g/L

Acidez:
5,7 g/L

pH:
3.44

Notas de Prova

De cor cítrica, este Alvarinho apresenta um aroma muito frutado e complexo. Na boca revela estrutura e harmonia.

Deve ser servido entre os 7ºC e 9ºC

ABCDarium – Arinto 2020  DOC Vinho Verde

Região:
Vale do Tâmega e Sousa

Enólogo:
António Sousa

Casta:
Arinto

Álcool:
12,5 % vol.

Açúcar Residual:
8,2 g/L

Acidez:
6,0 g/L

pH:
3.21

Notas de Prova

De cor cítrica, este Arinto apresenta um aroma muito frutado e mineralidade. Vinho jovem e fresco ideal para o Verão.

Servir entre: 7ºC e 9ºC

———————————————————————–

 



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter