Comissária Elisa Ferreira defende turismo português

A comissária europeia responsável pela Coesão e Reformas, a portuguesa Elisa Ferreira, apelou à utilização de milhares de milhões de euros dos fundos europeus para recuperar e transformar o turismo, muito afectado pela Covid-19, mas defendeu o papel crucial do sector em Portugal.

– Deixo-vos com um último desafio, não percam tempo. Com estas oportunidades vem também a responsabilidade. Vocês já demonstraram que podem encontrar excelentes projectos, disse na videoconferência ‘Euragora: Turismo em tempos de Covid-19’, organizada pelas agências de notícias Lusa (portuguesa) e Efe (espanhola).

A comissária considerou o turismo um sector económico chave na Europa, que tem um papel crucial em Portugal e Espanha.

– A crise da Covid-19 veio demonstrar de forma muito clara que temos de assegurar e reforçar a resiliência de todos os sectores económicos, e também do turismo, disse Elisa Ferreira no segundo e último dia do fórum virtual.

A comissária europeia mencionou três desafios para o sector do turismo e assegurou que os fundos estruturais podem ajudar a atingir esses objectivos. Eles são, o da recuperação dos efeitos negativos sociais e económicos da crise provocada pela pandemia da Covid-19, os apoios à diversificação a pensar na ajuda da actividade turística em zonas rurais, que têm problemas de desertificação e despovoamento, e a transição ecológica e digital, onde o turismo tem a oportunidade de liderar o caminho.

O turismo representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da União Europeia e emprega cerca de 27 milhões de pessoas (12% da força de trabalho).