Portugal reconhece papel do autocaravanismo e apoios já chegam aos 2 milhões de euros

Numa altura em que a procura por este tipo de turismo tem vindo a registar um aumento significativo, o Governo reconhece a importância do autocaravinismo e lança um programa de acção que visa a criação das condições e a promoção deste segmento.

O arranque do programa foi marcado, esta quinta-feira (16) com a inauguração, pela secretária de Estado do Turismo, Rira Marques, da primeira Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) em território nacional, localizada em Ponte de Sor – Alentejo,

Este programa de acção prevê, até ao final de 2021, a criação de uma rede nacional inteligente de áreas de serviço para autocaravanas – Life Campers -, com mais e melhor informação disponibilizada aos turistas e um reforço da fiscalização e sancionamento das práticas ilegais.

O projecto está a ser iniciado no Alentejo e Ribatejo, em 27 municípios que apresentaram 41 candidaturas ao apoio financeiro no âmbito do Programa Valorizar, para criação ou requalificação de ASA nos respectivos territórios, de forma concertada com a ERT Alentejo que apresentou uma candidatura âncora para o desenvolvimento de acções de divulgação, sensibilização, animação, capacitação, gestão e coordenação da iniciativa na região.

Estas 28 candidaturas iniciais representam um investimento global de 3 milhões de euros, e um apoio financeiro aprovado de 2 milhões de euros. O objectivo é o alargamento do projecto a todo o país, com a abertura de novas linhas de apoio do Programa Valorizar e em articulação com as várias Entidades Regionais de Turismo.

Nestas áreas de serviço, em funcionamento permanente 24 horas por dia, os autocaravanistas encontram espaços destinados ao estacionamento e pernoite das autocaravanas, que asseguram o fornecimento de energia eléctrica, bem como de abastecimento de água e despejo de resíduos sólidos.

Além da cobertura de todo o território nacional, a gestão destes espaços será em rede, através da ligação a uma plataforma electrónica comum que permite a sua georreferenciação, informação actualizada sobre os serviços disponíveis em cada ASA, monitorização da ocupação e reservas online.

Em paralelo, estão previstas acções de sensibilização dirigidas aos autocaravanistas no sentido de divulgar as boas práticas da modalidade, e também, um reforço da fiscalização e do sancionamento de situações ilegais, tendo sido estabelecidos protocolos de colaboração com a GNR, PSP, Autoridade Marítima Nacional e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).

A campanha de sensibilização ‘Life Campers’ apela à necessidade de respeito pelo território, o ambiente e as populações locais, à utilização de locais adequados para estacionamento e pernoita e à adopção de boas práticas nesta modalidade. Trata-se de uma campanha colaborativa, com conceito e imagem do Turismo de Portugal, para ser utilizada por todos os parceiros (empresas de aluguer de caravanas, ERT, ASA, etc.) através de diversos materiais informativos e promocionais.

O Turismo de Portugal, em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e as Associações do sector, desenvolveu também um Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para o Autocaravanismo, e está a implementar boas práticas sanitárias para a prática desta modalidade, alinhadas com as orientações da DGS, com formação às empresas e colaboradores no âmbito da iniciativa Clean & Safe.

No acto na inauguração, a secretária de Estado do Turismo desafiou, mais uma vez, os portugueses a promover o país como destino turístico na sequência da pandemia de Covid-19, que provocou a exclusão de Portugal da rota turística de vários países.

– Parece-me que nesta altura, dentro das várias linhas que temos vindo a trabalhar, precisamos de instigar uma maior comunicação, uma melhor comunicação, mais positiva, mais assertiva, mais contínua sobre o destino Portugal e todos os vários activos que temos, disse Rita Marques.

– Estamos todos convocados, fazemos parte desta onda, é uma onda que não é só solidária para com os trabalhadores do turismo, mas também é algo que nós todos precisamos depois de um período de confinamento. Precisamos todos de uma pausa, retemperar energias junto daqueles que nos são mais queridos e eu penso que o período de férias pode ser justamente uma excelente oportunidade para que isso aconteça, defendeu, em declaração aos jornalistas.

A governante destacou que o Turismo de Portugal tem vindo a financiar áreas de autocaravanas, e até ao momento já foram aprovadas 41 áreas de serviço de autocaravanas envolvendo 27 municípios, com um valor total de 2 milhões de euros. A este conjunto acrescerá, muito em breve, mais cinco com um valor de apoio de 464 mil euros.