‘Casa Velha’ na Quinta do Lago aspira a 1 estrela Michelin 2021

É numa viagem pelo Algarve, do mar à serra, que o chef Alípio Branco transporta os clientes da ‘Casa Velha’, na Quinta do Lago. Um menu fresco e delicioso, inspirado nos produtos e ingredientes do Algarve, servido de forma elegante e sofisticada, harmonizado com vinhos das melhores colheitas.

Reconhecido pelas suas refeições requintadas e recomendada pelo Guia Michelin 2020, este restaurante, que mantém uma forte reputação no resort, ambiciosa ostentar 1 estrela em 2021, no mais famoso guia mundial da restauração.

A Casa Velha foi o primeiro local gastronómico da Quinta do Lago, o local onde tudo começou. Foi a partir desta casa da quinta que, em 1972, o então visionário André Jordan, idealizou aquilo que tem vindo a ser o resort Quinta do Lago, cujo master plan se mantém intacto.

Neste restaurante requintado com um legado inquestionável, o chef  Alípio Branco, que dirige a cozinha da ‘Casa Velha’ desde 2018, refinou o menu à la carte com pratos tentadores e artesanais com sabores frescos, locais e sazonais, que surpreendem a cada momento e permitem uma experiência culinária impressionante, tentadora e feita com paixão e magia. É acompanhado por um chef pasteleiro luso-francês, que das suas mãos saem as mais deliciosas e refinadas sobremesas, com toques elegantes dos dois países. Até a loiça, muito refinada, foi objecto de investimento o ano passado, ajudando assim a ressaltar esta cozinha de autor. A criatividade da cozinha é o centro do palco.

No restaurante ‘Casa Velha, a cozinha é elegante e desafiante e como não podia deixar de ser, como em todo o luxuoso resort da Quinta do Lago, em Almancil (Algarve) o cliente é predominantemente britânico.
Para a confecção dos pratos, a ‘Casa Velha’ conta com os legumes e ervas sazonais da quinta orgânica da Quinta do Lago, a Q Farm, que, de forma orgânica, produz produtos sazonais para os 12 restaurantes do resort durante todo o ano. O chefe de cozinha da Casa Velha criou um menu fresco e delicioso, inspirado nos produtos e ingredientes do Algarve.

– Toda a equipa está segura e firme com vista a alcançarmos a primeira estrela Michelin, confidenciou o chef Alípio, que recebeu uma salva de palmas dos jornalistas que participaram, no fim-de-semana (3 e 4) na segunda edição da Gastronomic Tour da Quinta do Lago, projecto iniciado o ano passado com o intuito de mostrar o melhor que existe no resort em termos de restauração, com vários períodos de degustação.

O chef Alípio Branco trabalhou com restaurantes com estrelas Michelin em Portugal e na Alemanha, sendo por isso experiente no serviço de restaurante de topo. A Casa Velha é, assim, um desafio aliciante pelo simbolismo que apresenta na história da Quinta do Lago.

A Opção Turismo conta apresentar amanhã toda a reportagem.