A Airlines for Europe (A4E), a maior associação de companhias aéreas europeias, revelou que espera que já este verão o tráfego aéreo atinja 90% dos níveis de 2019, antes da pandemia. Todavia, prevê a continuação de longas filas de espera nos aeroportos europeus.
Durante o próximo período de pico do verão, espera-se que o tráfego atinja 90% dos níveis de 2019 e que o exceda para alguns destinos, salienta a associação, acrescentando que algumas companhias aéreas já estão a apresentar um desempenho acima dos volumes pré-covid-19, segundo as estimativas da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol).
A A4E ressalva que, porém, como esta recuperação está a acontecer mais rapidamente do que o ritmo a que a indústria, particularmente os aeroportos, pode contratar pessoal e as autoridades nacionais são capazes de realizar verificações dos antecedentes do pessoal, estão a registar-se então atrasos para os passageiros, que são agravados por um mercado de trabalho limitado.
Ainda de acordo com a A4E, à medida que a indústria se reconstrói e se prepara para as operações antes de uma época de verão agitada, uma combinação de falta de pessoal nos aeroportos europeus e de pessoal de terra, taxas de absentismo mais elevadas devido a doenças relacionadas com a covid-19 e um atraso nas aprovações de passes de segurança, está a conduzir a grandes desafios operacionais.
Para resolver esta situação, a associação sugere processos acelerados de verificação de antecedentes e aprovação de segurança pelas autoridades nacionais na contratação de pessoal, pedindo ainda às gestoras aeroportuárias que, juntamente com os prestadores em terra, atuem para gerir estes estrangulamentos.