O Ministério da Cultura, Turismo e Esportes da Comunidade de Madrid e ‎‎a Associação de Flamenco Tablaos de Madrid assinaram ‎‎um acordo para implementar uma estratégia internacional para tornar Madrid na “Capital Mundial do Flamengo”. ‎‎ Um dos objetivos será melhorar o posicionamento cultural e turístico da Comunidade de Madrid e, ao mesmo tempo, promover o flamenco na região como ‎‎uma opção cultural de qualidade.‎

”Tablaos flamencos na Grande Madrid” será a marca que liga flamenco tablaos com o destino Madrid e com a sua marca turística internacional “Grande Madrid”.

É com esta designação que a capital espanhola quer ser considerada‎‎ ‎‎ como a “Capital Mundial do Flamengo”, ‎‎tornando-se assim na maior referência de oferta cultural do género musical.

Recorde-se que o Flamenco foi reconhecido como ‎‎Património Cultural Imaterial Mundial‎‎ pela UNESCO em 16 de novembro de 2010.

Os tablaos de flamenco estão declarados como ‎‎um ativo de interesse geral da capital de Espanha desde 2020,‎‎ decisão tomada para proteger o setor face ao surto da pandemia.

‎No âmbito desta parceria, o governo regional pagará à Associação de Flamenco Tablaos de Madrid ‎‎300.000 euros entre 2022 e 2023,‎‎ pelas diversas ações de promoção da nova plataforma. Cerca de 86.000 serão utilizados para a criação de 20 vídeos informativos sobre o valor cultural do flamenco e 45.000 euros para o desenvolvimento de um ‘site’ próprio, entre outras ações de marketing. ‎