Início noticias Greve dos controladores em França cancela voos para/de Portugal

Greve dos controladores em França cancela voos para/de Portugal

26ABR24 – Cerca de 90 voos entre vários aeroportos franceses e portugueses foram cancelados por causa da greve dos controladores de tráfego em França, que em 2023 foi o 4º maior mercado turístico para Portugal em termos de hóspedes e de dormidas, e o segundo em receitas turísticas.


Em causa, segundo informação veiculada pela LUSA, estão voos da TAP, Air France, EasyJet, Vueling, Transavia, Volotea e Ryainair, entre Lisboa, Porto e Faro, e diversas cidades francesas.


França foi, em 2023, o quarto maior mercado turístico para Portugal em termos de hóspedes, com quase 1,7 milhões de hóspedes, 4,6 milhões de dormidas, e o segundo maior no que diz respeito aos gastos turísticos em Portugal, com 3,1 mil milhões de Euros.


Estavam previstos ontem 2.300 voos com partida ou chegada nos aeroportos franceses, contra cerca de 5.200 no dia anterior, de acordo com o painel de controle da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC) consultado pela AFP. Os cancelamentos afetaram sobretudo os voos curtos e de médio curso.


Para alinhar os efetivos disponíveis com o tráfego, a aviação civil francesa tinha pedido às companhias para eliminar 75% dos voos de partida ou chegada em Paris-Orly, 55% em Roissy-Charles-de-Gaulle, 65% em Marseille-Provence e 45% em todas os outros aeroportos franceses.