A CP – Comboios de Portugal registou, no primeiro trimestre de 2022, um aumento na procura transversal a todos os serviços, resultando assim numa variação positiva de 104% quando comparado com o período homólogo de 2021, o que na prática representa mais de 32 milhões de passageiros transportados, revela a transportadora ferroviária em comunicado, acrescentando os proveitos de tráfego ainda se situem 28% abaixo dos obtidos no primeiro trimestre de 2019.
No mesmo comunicado, a CP salienta que é no transporte de longo curso que o aumento da procura é mais acentuado, tendo o Alfa Pendular transportado 338 mil passageiros. Ou seja, um aumento de 440% face aos primeiros três meses do ano passado.
Todavia e por outro lado, o Intercidades registou um incremento menor, mas igualmente positivo, de 145%, o que corresponde a 678 mil passageiros, segundo a empresa.
De referir ainda que os serviços urbanos também registaram um aumento significativo na procura face ao primeiro trimestre de 2021. Uma tendência de subida que também se verifica nos comboios regionais.