Início Destaques OMT optimista na recuperação do turismo

OMT optimista na recuperação do turismo

A Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) realizou recentemente a sua primeira reunião presencial desde o surto de covid-19, que teve como objectivo enviar uma mensagem de confiança para recuperar o turismo, cujas perdas são oito vezes maiores do que as da crise de 2008.

No decorrer do seu 112.º Conselho Executivo da OMT, a organização revelou estar confiante na recuperação do sector para o início do último trimestre deste ano, e mais fortemente em 2021.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, salientou durante o seu discurso os números devastadores do sector, referindo que os mais recentes cenários apontam para quedas entre 58% e 78% nas chegadas turísticas internacionais em 2020, um nível que revela a incerteza que o mundo está a viver, e que depende da duração das restrições de viagem e de quando as fronteiras serão reabertas.

Para a Conselho Executivo da OMT, esta recuperação ocorrerá depois da pior crise da história ter colocado em risco entre 100 e 120 milhões de empregos do sector do turismo em todo o mundo.

Todavia, a OMT considera que o sector não voltará aos níveis de crescimento pré-pandemia durante mais três a quatro anos.

Os ‘experts’ da organização apontam para o início da recuperação da procura turística internacional no quarto trimestre de 2020 e, especialmente, em 2021, com a procura interna e o lazer inicialmente mais dinâmicos, que as viagens internacionais e as viagens de negócios.

Apesar dos números, o secretário-geral da OMT referiu que é possível avançar com determinação e cooperação, pelo que persistiu em unir esforços entre instituições e países, realçando que a pandemia irá passar, mas precisamos todos de trabalhar em conjunto para dar forma a um sector sustentável e inovador.



Mais notícias em OPÇÃO TURISMO Siga-nos no FaceBook , Instabram ou no Twitter