O presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan lançou esta segunda-feira (10) uma campanha para voltar a atrair turistas para a capital britânica, pouco antes de o governo britânico suspender boa parte das restrições contra o coronavírus em toda Inglaterra.
Com um investimento de quase 8,5 milhões de euros, a campanha pretende incentivar para já o turismo doméstico a desfrutar da hotelaria e da restauração, assim como da cultura, da vida nocturna e do comércio da capital. O objectivo é dinamizar os sectores muito afectados pelos longos meses de confinamento.
Por enquanto, o ‘convite’ não se aplica a estrangeiros, devido às restrições ainda em vigor para viagens internacionais.
Reeleito no sábado (08) para um segundo mandato como presidente da autarquia, Khan classificou a iniciativa de a maior campanha de turismo doméstico que Londres já viu.
– Trata-se de levar a mensagem, aos londrinos e às pessoas de todo país, que a nossa capital está pronta para entreter, inspirar e entusiasmar novamente, afirmou.
O primeiro-ministro britânico Boris Johnson vai anunciar a próxima fase de levantamento das restrições, ainda no decorrer desta semana. Esta etapa inclui a reabertura de hotéis, a parte interna dos restaurantes, museus, cinemas e teatros.
Uma análise do sector de turismo britânico mostrou que o gasto dos turistas estrangeiros no centro de Londres em 2020 foi 7,4 mil milhões de libras abaixo do que no ano anterior. Já os turistas nacionais gastaram cerca de 3,5 mil milhões de libras a menos.