Governo reconhece importância da Linha do Douro

O Governo reconheceu ontem (19) a importância estratégica do troço da Linha Douro entre as estações do Pocinho e da Barca d’ Alva, considerando-a importante para a coesão territorial devido ao seu património natural, cultural e económico.

A secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, explicou que se trata de um troço de linha férrea importante para o território do Douro Superior, quer do ponto de vista turístico, cultural e ambiental e pela possibilidade de haver ligações com Espanha, que possam potenciar o comércio fronteiriço.

Entretanto, na passada sexta-feira foi constituído um grupo de trabalho que vai analisar a possibilidade da reabertura do troço da Linha do Douro entre o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) e Barca d’ Alva (Figueira de Castelo Rodrigo).

A Linha do Douro desenvolve-se ao longo de 191 quilómetros, de Ermesinde (Porto) a Barca d´Alva (Guarda). O encerramento da ligação internacional ocorreu em 1985 e o lanço entre Pocinho e Barca d´Alva encerrou em 1988.