Delta e Grupo LATAM formam parceria estratégica

A companhia aérea Delta e o Grupo LATAM Airlines anunciaram agora que formaram uma parceria estratégica que, pela primeira vez, combina os pontos fortes das principais companhias aéreas da América do Norte e América Latina.

Esta parceria estratégica vai criar novas oportunidades de crescimento, contando com a presença mundial da Delta e da LATAM e de suas ‘joint ventures’ em todo o mundo, incluindo a actual parceria da Delta com a Aeromexico.

Com suas redes complementares, a Delta, a LATAM e parceiros poderão oferecer acesso a uma série muito extensa de destinos em todo o mundo, prevendo-se ainda que a associação oferecerá maior conforto ao cliente, uma experiência de viagem mais fluída e uma melhor ligação do cliente com o resto do mundo.

Nesta associação, a Delta investirá não só 1,9 biliões de dólares numa participação de 20% na LATAM, através de uma oferta pública de compra, que será paga principalmente com dívida recém-emitida e fundo disponível como também irá investir 350 milhões de dólares para apoiar o estabelecimento da parceria estratégica.

No que concerne à frota, a Delta adquirirá quatro aeronaves A350 da LATAM e concorda em assumir o compromisso da LATAM de comprar 10 aeronaves A350 adicionais que serão entregues de 2020 a 2025, apoiando a transformação contínua da frota da Delta.

Outro detalhe importante desta associação estratégica  será o facto da Delta estar representada no Conselho de Administração da LATAM, fortalecendo ainda mais o relacionamento.

Para o Grupo LATAM, a transacção melhorará a movimentação livre de verbas, reduzirá a dívida prevista em mais de 2.000 milhões de dólares até 2025 e melhorará a estrutura de capital da LATAM, aumentando sua capacidade de executar sua estratégia de longo prazo.