EFEMÉRIDES DO DIA – 23 outubro 2019

Principais acontecimentos verificados no dia 23 outubro 2019

Hoje é quarta-feira, 23 de outubro de 2019, ducentésimo nonagésimo quarto dia do ano.
Dia Europeu para a Doação de Órgãos e Transplantação.
Faltam 69 dias para o termo de 2019.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Balança.

1458 – D. Afonso V conquista a praça de Alcácer Seguer.

1811 – Fica concluída a igreja do Bom Jesus, em Braga.

1817 – Nasce o lexicógrafo francês Pierre Larousse.

1872 – Morre o poeta francês Théophile Gautier, autor de “Sobre o Carnaval de Veneza”. Tinha 61 anos.

1905 – Nasce o físico norte-americano Felix Bloch, Prémio Nobel em 1942.

1906 – O brasileiro Santos-Dumont realiza o primeiro voo nivelado a mais de 25 metros de altitude.

1907 – Nasce a fadista portuguesa Hermínia Silva.

1911 – O parlamento de Creta vota pela anexação da ilha à Grécia.

1915 – Manifestação de 25 mil mulheres em Nova Iorque, reclamando o direito de voto.

1923 – Nasce o compositor norte-americano Ned Rorem.

1942 – II Guerra Mundial. O Reino Unido lança a ofensiva de El Alamein contra as tropas de Adolf Hitler, no Norte de África.

1946 – Reúne-se, pela primeira vez, a Assembleia Geral das Nações Unidas, no auditório Flushing Meadow de Nova Iorque.

1954 – Reino Unido, França, EUA e URSS, as forças aliadas vencedoras da II Guerra Mundial, concordam com o fim da ocupação da Alemanha.

1956 – Começa a revolta húngara contra o domínio estalinista. Manifestações populares exigem o estabelecimento da democracia e do pluripartidarismo.

1962 – Autoridades da URSS afirmam que o bloqueio norte-americano a Cuba poderá provocar uma guerra nuclear.

1973 – O presidente norte-americano Richard Nixon aceita entregar as gravações da Casa Branca sobre o Watergate ao procurador público John Sirica, que investiga o caso.

– O Egito e Israel acordam um novo cessar-fogo no Médio Oriente.

1982 – Hassan II, de Marrocos, assegura que o mundo árabe reconhecerá Israel mediante a entrega dos territórios ocupados.

1983 – Ataque suicida às tropas norte-americanas estacionadas no aeroporto internacional de Beirute, no Líbano, provoca a morte de 241 fuzileiros. Um ataque simultâneo às forças francesas causa a morte de 58 soldados.

1984 – A Universidade de Coimbra atribui o título doutor Honoris Causa ao escritor argentino Jorge Luis Borges, autor de “O Livro da Areia”.

1987 – O dirigente soviético Mikhail Gorbachev propõe aos EUA a adoção de uma moratória sobre a produção, testes e instalação de mísseis nucleares de curto e médio alcance.

1991 – Morre o encenador Carlos Fernandes, diretor do Teatro da Graça. Tinha 40 anos.

– É assinado o acordo de paz para o Camboja, que põe fim a 21 anos de guerra e coloca o país sob a tutela das Nações Unidas.

1995 – É criado o Sapo, o primeiro motor de busca português, por cinco estudantes da Universidade de Aveiro.

1996 – A equipa médica do professor Linhares Furtado realiza o primeiro transplante simultâneo de fígado e intestinos em Portugal, no serviço de cirurgia dos hospitais da Universidade de Coimbra.

1998 – O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e o presidente da Autoridade Palestiniana Yasser Arafat assinam o acordo de paz para o Médio Oriente, em Wye River, EUA.

2000 – O Estado português privatiza mais 20 por cento da EDP, perdendo a maioria do capital da empresa e arrecadando 1,625 mil milhões de euros.

– Em Timor-Leste é criada uma administração transitória inteiramente constituída por timorenses.

2001 – Steve Jobs apresenta, na sede da Apple, a nova aposta da empresa, o iPod.

2002 – Um grupo armado tchetcheno invade um teatro de Moscovo e sequestra 800 pessoas. Três dias depois, a operação de resgate causa 165 mortos.

– O Prémio Sakharov do Parlamento Europeu é atribuído ao dissidente cubano Oswaldo Payã Sardiñas.

2003 – O Prémio Sakharov do Parlamento Europeu é atribuído ao secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, e ao pessoal da organização que perdeu a vida no exercício de funções, em particular Sérgio Vieira de Mello.

2004 – É apresentada a proposta de Contrato Social para a Competitividade e o Emprego.

– “Só por Acaso”, telefilme de Rita Nunes, vence o Prémio Europa do Festival Berlim.

2005 – O ultraconservador Lech Kaczynski vence as eleições presidenciais polacas.

– Vírus H5N1 identificado em aves importadas no Reino Unido.

2006 – Apresentação do Plano Nacional de Ação para a Inclusão.

– Sessão especial de bolsa que marca a entrada da Galp Energia no mercado de capitais e a saída do Estado como acionista de referência da petrolífera, na maior operação de reprivatização dos últimos seis anos.

– Dez países da África Austral assinam o acordo económico que poderá levar à criação, em 2008, da Área de Comércio Livre, primeiro passo para uma possível união monetária.

– Jeffrey Skilling, ex-presidente do “gigante” norte-americano Enron, é condenado a 24 anos e meio de prisão, pela responsabilidade na falência da empresa energética.

2008 – O Prémio Sakharov 2008 para a liberdade de pensamento é atribuído ao dissidente chinês Hu Jia, apesar das pressões exercidas por Pequim sobre os eurodeputados.

– Morre, aos 90 anos, o pintor Paritosh Sen, uma das figuras mais representativas da arte contemporânea indiana.

2009 – O arquiteto português David Mares, de 26 anos, vence o Prémio do Público do concurso internacional de design de abrigos do Museu Guggenheim de Nova Iorque, com um modelo que conjuga aço, madeira e cortiça.

2010 – A WikiLeaks inicia a publicação de documentos secretos relativos à invasão do Iraque, em 2003, e à sua ocupação, pelas tropas norte-americanas, desde essa data.

2011 – Um forte terramoto de magnitude 7,3, segundo o instituto norte-americano de geofísica USGS, acontece às 13:41 hora local (11:41 horas em Lisboa), no leste da Turquia, provocando danos materiais e vítimas.

– Na Tunísia, o movimento islamita Ennahda, legalizado em março, conquista 89 dos 217 lugares da Assembleia Constituinte nas primeiras eleições livres da história do país.

– Morre, com 24 anos, o piloto italiano Marco Simoncelli, ex-campeão mundial na categoria 250cc, após grave acidente na segunda volta da etapa da Malásia de MotoGP.

2012 – A Comissão Europeia adota um orçamento retificativo de nove mil milhões de euros para 2012 que permita honrar compromissos assumidos com beneficiários de fundos comunitários, nomeadamente do programa Erasmus.

– Morre, aos 95 anos, Wilhelm Brasse, ex-prisioneiro do campo de extermínio nazi de Auschwitz-Birkenau, que por ordem das autoridades fotografou dezenas de milhares de companheiros.

– Morre, aos 85 anos, Mikhael Essayan, presidente honorário da Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres, Reino Unido.

2013 – Morre, aos 62 anos, Gypie Mayo, guitarrista que passou por bandas como Dr. Feelgoo e Yardbirds.

– Morre, aos 89 anos, de ataque cardíaco, o escultor Anthony Caro, que se tornou conhecido no mundo da arte com uma exposição na Whitechapel Gallery, em 1963, em que exibiu esculturas abstratas de aço, rompendo com a tradição de mostrar as obras isoladas, em espécies de pilastras. Em vez disso, expôs as obras diretamente sobre o chão, abolindo a distância da peça com o público.

2014 – Morre, com 72 anos, Alvin Stardust, lenda do rock britânico.

2015 – O deputado do PS Eduardo Ferro Rodrigues é eleito presidente da Assembleia da República, com 120 votos, enquanto o outro candidato, o deputado do PSD Fernando Negrão, obtém 108 votos.

2016 – O Partido Socialista espanhol decide abster-se na votação de uma nova investidura de Mariano Rajoy à frente do Governo de Madrid, o que viabiliza a formação de um novo executivo depois de dez meses de impasse político.

2017 – O internacional português Cristiano Ronaldo é eleito pela quinta vez o melhor futebolista do ano da FIFA, prémio agora designado ‘The Best’, igualando o ‘penta’ do argentino Lionel Messi.

2018 – O presidente da China, Xi Jinping, inaugura a ponte que liga Hong Kong, Zhuhai e Macau, considerada a maior travessia marítima do mundo, após nove anos de construção.