Início noticias Açores: investimento de mais de 19 milhões de euros para o turismo

Açores: investimento de mais de 19 milhões de euros para o turismo

“Apresentamos uma proposta superior a 19 milhões de euros para o desenvolvimento turístico, focando uma elevação qualitativa da oferta, mas também uma atuação cada vez mais seletiva ao nível da promoção externa”, anunciou a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, no decorrer da audição na Comissão Parlamentar de Economia sobre a Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024.

Berta Cabral sublinhou ainda que o turismo “é o setor mais importante e mais transversal da economia regional e aquele que tem maior capacidade de criação de riqueza, geração de emprego e de dinamização de todos os restantes setores produtivos”.

A secretária Regional do Turismo dos Açores salientou também que foi praticamente duplicado o nível de investimento na sustentabilidade do destino, apostando, sobretudo, na introdução de uma atuação inovadora para a gestão dos fluxos turísticos, o que reforça o compromisso para a obtenção do nível Ouro, em 2024, da certificação como “Destino Sustentável”.

A governante referiu, entretanto, que, em termos complementares e no que à mobilidade diz respeito, o investimento total proposto é de 167 milhões de euros, beneficiando da alavancagem por fundos comunitários através da Portos dos Açores, para projetos estruturantes na economia regional.

Relativamente às infraestruturas e equipamentos portuários e aeroportuários, Berta Cabral apontou uma intervenção direta em, pelo menos, uma dezena de portos nas nove ilhas, a que se juntam outros investimentos em equipamentos, com destaque para o ordenamento da baía do Cais do Pico e para o investimento no projeto para o prolongamento do cais multiusos do Porto da Praia da Vitória.

Salientou, ainda, o investimento na melhoria da operacionalidade e segurança em cinco infraestruturas aeroportuárias da responsabilidade da Região, com destaque para a continuação dos trabalhos de ampliação da pista do aeroporto do Pico, da ampliação da aerogare da Graciosa e da nova aerogare do Corvo.

“Um dos grandes objetivos do Governo dos Açores é a constante melhoria do sistema de transportes aéreos e marítimos de forma sustentável, tendente à sua eficiência, previsibilidade e estabilidade com o intuito de potenciar um verdadeiro mercado interno na Região”, frisou.

Nesse sentido, há um reforço de cerca de 20% no investimento no serviço público de transporte aéreo e marítimo interilhas, assegurando a manutenção das OSP nas duas modalidades, bem como “o crescimento de uma das mais bem-sucedidas medidas da autonomia regional («Tarifa Açores»), que representa um marco histórico na mobilidade dos açorianos, no desenvolvimento do turismo interno e na afirmação da identidade dos Açores”.