Início principal Os destinos preferidos dos portugueses (Estudo)

Os destinos preferidos dos portugueses (Estudo)

0

A eDreams ODIGEO acaba de publicar o seu estudo anual “A Year in Travel 2023”, que oferece uma visão geral das preferências e comportamentos dos viajantes durante este ano e prevê algumas das principais tendências que vão marcar o próximo.

Este ano, e como já vem sendo habitual, Paris voltou a ser o destino de eleição dos viajantes portugueses – e não apenas deles, foi também a cidade para onde os dados da eDreams indicam que mais pessoas viajaram a nível global. Seguiu-se Madrid e depois Londres, e outros destinos populares para os portugueses foram Barcelona, Funchal, Ponta Delgada, Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e Porto.

Desta forma, destaca-se uma tendência clara para fazer viagens na Europa e para destinos cada vez mais próximos, por vezes sem sequer sair do nosso próprio país.

Entre as cidades que os portugueses mais pesquisaram para visitar este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid, o que permite perceber que acabaram por viajar maioritariamente para os locais em que inicialmente pensaram.

Por outro lado, os destinos cujo volume de viagens mais cresceu em 2023 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Bilbau (45%), Málaga (45%) e Palma de Maiorca (31%), todos eles em Espanha.

Os hábitos de reservas dos portugueses

A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2023, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.

Tal como nos dois anos anteriores, os portugueses parecem continuar a dar grande preferência a viagens curtas, de 3-4 dias (41%). Seguem-se as estadias de duração média, entre 7-13 dias (19%) ou 5-6 dias (17%), e apenas uma minoria escolheu realizar viagens mais longas do que duas semanas – 14-20 dias (4%) ou mais de 21 dias (4%).

No que toca às reservas, a maioria (62%) dos inquiridos marca as suas viagens com cerca de um mês de antecedência.

A eDreams ODIGEO pôde ainda perceber que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) do que viagens dentro do próprio país (15%) ou para fora do continente europeu (7%). Apesar de a diferença ser muito ligeira (14% em 2022 vs 15% em 2023), observou-se um aumento das viagens nacionais, o que pode demonstrar que os portugueses estão a dar mais valor a conhecer o nosso próprio país mais a fundo.

Artigo anteriorVila Galé oferece descontos exclusivos para o São Martinho
Próximo artigoAçores: investimento de mais de 19 milhões de euros para o turismo