O inquérito “Balanço 2022 & Perspetivas 2023”, apresentado, em Lisboa, pela vice-presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, destaca que dos 375 estabelecimentos hoteleiros que responderam ao inquérito (40% dos associados), 54% dizem que já alcançaram os níveis de operação registados em 2019, o melhor ano turístico em Portugal antes da pandemia de covid-19, que começou em 2020.
Já 25% dos inquiridos estima alcançar os níveis de 2019 no segundo semestre deste ano, enquanto 9% prevê alcançar já neste primeiro semestre.
Ou seja, mais de metade dos associados inquiridos pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) considera que a operação já retomou aos níveis de 2019, antes da pandemia, e 25% diz que só no segundo semestre deste ano.
Segundo o inquérito, em 2022, a taxa de ocupação na hotelaria nacional fixou-se em 61%, enquanto o preço médio por quarto nacional (RevPAR) alcançou os 73 euros.
Em termos de mercados, 87% dos inquiridos colocaram Portugal nos principais três emissores, 46% Espanha e 37% o Reino Unido.
Já os Estados Unidos da América surgiram nos principais três mercados nas respostas de 33% dos inquiridos pela AHP.
“A aposta no mercado americano é uma boa aposta, tem dado realmente uns resultados muito interessantes, porque o mercado americano responde”, afirmou a vice-presidente executiva da associação.