Início destaque AMAL quer taxa turística de dois euros no Algarve

AMAL quer taxa turística de dois euros no Algarve

A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) refere em comunicado, que a proposta que prevê a cobrança de dois euros por dormida nos concelhos da região, valor reduzido para metade na época baixa, agora divulgada, foi dada a conhecer aos deputados municipais na segunda e última reunião da Assembleia Intermunicipal do ano, que decorreu em Loulé.

A implementação de uma taxa turística idêntica de dois euros nos concelhos do distrito de Faro é o objetivo da proposta que a AMAL tem em análise com representantes das principais organizações do setor do turismo no Algarve. Todavia, o modelo a implementar irá ser decidido por uma comissão formada por representantes da AMAL, RTA, ATA, AIHSA e AHETA.

Segundo a AMAL, a proposta em análise prevê a implementação da taxa em todos os concelhos da região e para todas as tipologias, assim como uma discriminação positiva na época baixa, altura em que se prevê que seja cobrado metade do valor proposto, ou seja, um euro.

Para além disso, prevê que uma parte das receitas venha a ser aplicada em cada município e a outra parte reverta para a criação de um fundo regional para promoção turística (ligações aéreas em época baixa) e para animação turística (grandes eventos internacionais), foi destacado.

Recorde-se que, atualmente e no Algarve, a taxa turística é apenas aplicada nos concelhos de Faro e Vila Real de Santo António, o primeiro concelho na região a avançar com a taxa, em 2019.

Em Faro, a taxa foi implementada em março de 2020, mas suspensa logo no mês seguinte, devido à pandemia de covid-19, tendo sido retomada em março de 2022.