Início principal Madeira: aeroportos movimentaram 391,6 mil passageiros em outubro

Madeira: aeroportos movimentaram 391,6 mil passageiros em outubro

Numa nota enviada às redações, a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), os aeroportos da Madeira e do Porto Santo tiveram um movimento de 391,6 mil passageiros transportados em 2.821 aeronaves (voos comerciais) em outubro deste ano.

De acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), estes valores, se comparados com outubro de 2019, período antes da pandemia de covid-19, representam igualmente um crescimento de 39,8% no movimento de passageiros e de 31,6% no movimento de aeronaves.

A mesma informação acrescenta que no mesmo mês (outubro) deste ano cada aeronave, considerando-se conjuntamente as que aterraram e descolaram, transportou, em média, cerca de 144 passageiros (139 em outubro de 2021), no aeroporto da Madeira, enquanto no do Porto Santo aquele valor não ultrapassou os 83 passageiros (68 no mês homólogo).

Nos primeiros dez meses do ano, os passageiros embarcados e desembarcados nos aeroportos da região ascenderam a 3,4 milhões, uma metade correspondente ao tráfego exclusivamente entre aeroportos localizados em território nacional, que inclui as ligações interiores e domésticas (49,7% do total no seu conjunto), e outra ao internacional (50,3%)”.

A DREM destaca ainda que, entre janeiro e outubro, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos internacionais dos aeroportos da RAM (36,2%), seguido da Alemanha (22,7%) e da França (8,3%).

No verão IATA, de 27 de março a 29 de outubro de 2022, o aeroporto da Madeira operacionalizou voos comerciais de 28 companhias aéreas, com 60 rotas para 54 destinos. Por sua vez, no Porto Santo realizaram-se voos comerciais de nove companhias aéreas, com oito rotas, para oito destinos.