Início principal Assembleia Geral das Nações Unidas organiza evento sobre turismo para o desenvolvimento...

Assembleia Geral das Nações Unidas organiza evento sobre turismo para o desenvolvimento sustentável

A Assembleia Geral das Nações Unidas realizou um evento temático com foco no turismo e no papel fundamental do setor na promoção do desenvolvimento sustentável e da resiliência.

O evento, que foi organizado pelo presidente da Assembleia Geral em colaboração com a ONU Turismo, aconteceu na sede das Nações Unidas como parte da Semana da Sustentabilidade. A presença de Estados-Membros, Estados Observadores, organizações da sociedade civil e agências das Nações Unidas refletiu um crescente compromisso coletivo de aproveitar o poder transformador do turismo para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Dirigindo-se à Assembleia Geral, o secretário-geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, disse que “com a crescente importância do setor do turismo para as nossas sociedades e economias, vem uma maior responsabilidade. Não podemos permitir que as oportunidades e os meios de subsistência proporcionados pelo turismo voltem a ser postos em causa. A resiliência no turismo não é apenas uma questão de planeamento ou reagir a crises. Trata-se também de abordar proactivamente os fatores subjacentes a tais crises. O consumo insustentável está levando à perda de biodiversidade, às mudanças climáticas e ao surgimento de pandemias. É fundamental que adotemos políticas que acelerem a mudança transformadora.”

Por sua vez, o presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, afirmou que precisamos de um setor de turismo global que seja sustentável, que tenha cadeias de valor locais profundas que aumentem a demanda por produtos e serviços produzidos localmente de maneiras que também beneficiem direta e positivamente as comunidades locais. “Um setor que sirva como uma força positiva para a conservação da biodiversidade, proteção do patrimônio e meios de subsistência favoráveis ao clima”, frisou.

O evento proporcionou uma plataforma para os Estados-Membros partilharem as melhores práticas, estratégias e abordagens inovadoras para promover o turismo sustentável e resiliente, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Destaque-se em particular, a reunião informal sobre “O Futuro do Turismo – Líderes do setor turístico, da academia e da sociedade civil engajados em uma discussão dinâmica sobre o futuro do turismo e a necessidade de soluções inovadoras para enfrentar os desafios e oportunidades emergentes”; e as discussões ministeriais, onde foram realizados debates sobre o lançamento do Quadro Estatístico para a Medição do Turismo Sustentável e sobre estratégias para promover um setor de turismo resiliente face aos desafios globais.

Em conclusão, a Assembleia Geral reiterou a importância da colaboração e da construção de parcerias para enfrentar os complexos desafios que o setor do turismo enfrenta e reafirmou o compromisso das Nações Unidas em apoiar o turismo sustentável como catalisador de mudanças positivas.

Em fevereiro, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução para declarar 2027 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável e Resiliente. A resolução convida a ONU Turismo a trabalhar com governos, agências da ONU e organizações internacionais para realizar o ano temático.