O Ministério da Cultura, Turismo e Esportes da Comunidade de Madrid e a Associação de Flamenco Tablaos de Madrid assinaram um acordo para implementar uma estratégia internacional para tornar Madrid na “Capital Mundial do Flamengo”. Um dos objetivos será melhorar o posicionamento cultural e turístico da Comunidade de Madrid e, ao mesmo tempo, promover o flamenco na região como uma opção cultural de qualidade.
”Tablaos flamencos na Grande Madrid” será a marca que liga flamenco tablaos com o destino Madrid e com a sua marca turística internacional “Grande Madrid”.
É com esta designação que a capital espanhola quer ser considerada como a “Capital Mundial do Flamengo”, tornando-se assim na maior referência de oferta cultural do género musical.
Recorde-se que o Flamenco foi reconhecido como Património Cultural Imaterial Mundial pela UNESCO em 16 de novembro de 2010.
Os tablaos de flamenco estão declarados como um ativo de interesse geral da capital de Espanha desde 2020, decisão tomada para proteger o setor face ao surto da pandemia.
No âmbito desta parceria, o governo regional pagará à Associação de Flamenco Tablaos de Madrid 300.000 euros entre 2022 e 2023, pelas diversas ações de promoção da nova plataforma. Cerca de 86.000 serão utilizados para a criação de 20 vídeos informativos sobre o valor cultural do flamenco e 45.000 euros para o desenvolvimento de um ‘site’ próprio, entre outras ações de marketing.