O Conselho Mundial de Turismo (WTTC), aquando da recente reunião anual realizada a semana passada em Manila, Filipinas, anunciou que o turismo mundial vai crescer quase seis por cento ao ano e criar 126 milhões de empregos durante a próxima década, no âmbito da recuperação face ao impacto da pandemia de covid-19.
O World Travel and Tourism Council (WTTC) avança nas suas previsões que o turismo será responsável pela criação de um em cada três empregos no mundo na próxima década e superará em muito a taxa de crescimento de 2,7% esperada para a economia mundial.
Para o Conselho Mundial de Turismo, que representa o setor privado do turismo a nível mundial, a contribuição do turismo para o Produto Interno Bruto (PIB) global deverá aumentar 43,7% até ao final de 2022, o que significaria 8,5% do PIB.
Julia Simpson, presidente do WTTC, destacou a resiliência e a recuperação do setor, que conseguiu resistir ao violento impacto da pandemia, cujas restrições à circulação de pessoas destruíram milhões de empregos no turismo, frisando que é importante que os governos continuem a trabalhar com as empresas para que a indústria recupere totalmente.
Estamos a recuperar terreno e até 2023 atingiremos os mesmos níveis de crescimento de 2019, disse Julia Simpson.