Viseu em jornal inglês

O esforço e investimento de Viseu na cultura e nas artes foi reconhecido pelo The Telegraph que dedicou um artigo a explicar “How na obscure Portuguese city is trying to become famous”. Aposta que, segundo o jornal britânico, fez com que a cidade, no espaço de cinco anos, o número de turistas duplicou para mais de 250 mil ao ano. Mas a aposta no turismo cultura não foi o único movimento da cidade. Viseu também conseguiu atrair empresas de Tecnologoa como a IBM e a Altice auferindo-lhe, por um lado, mais receitas e aumento da população, e com isso, um maior orçamento. Hoje Viseu já está no mapa das cidades culturais, estando, segundo Jorge Sobrado, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, a ser redescoberta pelos portugueses.

Sobre Viseu o The Telegraph destaca a sua vinicultura que, ao contrário de regiões como o Alentejo ou o Douro, assenta em áreas de pequena escala e predominantemente familiares. A parte boa? Quando se faz uma visita não se é recebido por um relações públicas, mas sim pelos próprios proprietários.

O jornal destaca igualmente a extensão programação cultural e vínica disponibilizada pela cidade. E refere que a Feira de São Mateus atraiu 1,2 milhões de visitantes este ano.