Revitalização do património judaico

Foi recentemente inaugurado o Centro Interativo da Cultura Judaica – Casa da Inquisição (CICJ), localizado na antiga Casa da Inquisição, em Monsaraz. O CICJ tem como principal objetivo dar a conhecer a memória judaica, homenagear os 80 habitantes de Monsaraz processados pela Inquisição, assim como, descrever a judiaria da vila.

Casa-da-Inquisicao-2O CICJ é a primeira obra concluída no âmbito da implementação das Rotas de Sefarad, projeto que contempla intervenções físicas, e museológicas, em 18 sítios localizados de norte a sul do território nacional.

A Direção Regional de Cultura do Centro  (DRCC) é a entidade nacional designada como operador do programa “PT 08 – Conservação e Revitalização do Património Cultural e Natural”, o qual integra o projeto “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas”, sendo a Rede de Judiarias de Portugal o  operador do projeto.

A seguir à inauguração do CICJ novos espaços serão concluídos. É o caso do Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, em Alenquer, do Centro de Diálogo Interculturas de Leiria, ou do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita, em Bragança, entre outros. Além das obras em curso está a ser desenvolvido um plano de sinalética para aplicação nos municípios envolvidos no projeto. Este plano é fundamental para orientar os visitantes e potenciar o turismo cultural em todo o território.

Mais informações acerca do projeto “Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas”, e das 18 intervenções programadas, estão disponíveis no site www.drcc.pt/ros

One Comment on “Revitalização do património judaico”

  1. Mais do que uma memória judaica é uma memória da identidade portuguesa, que deve e tem que ser preservada. É que 99% dos portugueses têm, no seu próprio sangue, também a correr sangue judeu.
    Obrigado.

Comments are closed.