Portugal é sexto país com mais praias com Bandeira Azul

Dos 53 países que envolvem o programa Bandeira Azul, que distingue a qualidade dos areais, Portugal é sexto com maior número de praias com este certificado, confirmou o secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.

Na sessão de hasteamento da Bandeira Azul em Mira, praia recordista com este galardão em Portugal, o governante referiu que este recorde significa que os municípios têm tido uma grande consciência ambiental e têm feito um trabalho imenso por toda a costa e também no interior nas praias fluviais.

– O país tem-se mobilizado porque tem percebido que aqui e nesta sinalização têm uma riqueza ambiental e económica sublinhou. A Praia de Mira viu confirmada na listagem de 2021 o estatuto de recordista do galardão Bandeira Azul, sendo a única zona balnear do mundo a receber, sem interrupções, a Bandeira que todos os anos distingue a qualidade das praias.

– A Praia de Mira é a única que tem este galardão há 35 anos consecutivamente, ou seja, desde o início do programa até hoje. Mais nenhuma praia na Europa consegue este feito, destacou o secretário de Estado.

O galardão da Bandeira Azul pretende educar para o desenvolvimento sustentável e distinguir as praias que cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário. Para o presente ano de 2021, o Programa Bandeira Azul escolheu como tema ‘Recuperação de Ecossistemas’.