IATA: 2019 com ligeiro crescimento

As previsões da International Air Transport Association (IATA) para 2019 indiciam que, no próximo ano, o lucro líquido da indústria da aviação (em termos globais) será de 35,5 mil milhões de dólares, valor ligeiramente acima do previsto para este ano (32,3 mil milhões versus os 33,8 mil milhões previstos em Junho).

A conjuntura será dominada por preços do petróleo mais baixos assim como um crescimento económico mais lento (3,1 versus os 3,2 deste ano), o que irá condicionar os lucros do sector, depois da rentabilidade ter sido reduzida, este ano, pelos aumentos dos custos. Mesmo assim os dados da IATA indiciam que será um ano positivo. O décimo ano de lucro. E o quinto ano consecutivo em que as companhias aéreas conseguirão entregar dividendos.

Quase todas as variáveis da indústria terá um ligeiro crescimento. Excepção feita ao crescimento do tráfego de passageiros que deverá aumentar 6%.

Em termos de regiões a América do Norte liderá o desempenho financeiro com quase metade da rentabilidade da indústria. Do lado oposto África será a única região que apresentará prejuízos.