90 millones para microempresas de turismo disponibles este jueves

Publicado esta quarta-feira em Diário da República, estão disponíveis amanhã 90 milhões de euros para microempresas do turismo. O valor destina-se a ajudar as empresas do sector a ultrapassarem o impacto da pandemia.

Este reforço de 30 milhões acontece ao fim de cerca de dois meses de ter sido lançada a linha, e numa altura em que continuam a ser sentidos efeitos da pandemia no sector turístico.

Refira-se que no final de Agosto, o Governo anunciou que iria reforçar esta linha de apoio de 60 millones 90 millones, e que seria assegurado por saldos de gerência do Turismo de Portugal. Dados recentes dão conta da aprovação de 5 mil candidaturas com um financiamento associado de cerca de 40 milhões de euros, de los cuales más de 90% ya recibió íntegramente el apoyo otorgado y contratado.

Para o Turismo de Portugal, este reforço permite alargar o âmbito desta linha a outras actividades económicas com relevo para o turismo, al mismo tiempo que se intensifica su ayuda al prever la conversión de parte de la financiación en un incentivo no reembolsable, associada ao objectivo de manutenção do emprego.

Esta linha, sem juros associados, destina-se apenas a microempresas, ou seja, que empreguem menos de 10 trabalhadores efectivos e cujo volume de negócios anual ou balanço total anual não excede os 2 milhões de euros. Ser elegible, têm de preencher uma série de requisitos, entre os quais ter a situação regularizada perante a administração fiscal, a segurança social e o Turismo de Portugal e não estarem em dificuldades.