Gastronomias – Monte da Ravasqueira Viognier conquista ouro

VIOGNIER_2013Monte da Ravasqueira Viognier conquista ouro

O concurso internacional “MUNDUS VINI Grand International Wine Award Spring Tasting” voltou a distinguir os vinhos portugueses. Desta vez o galardão coube ao vinho branco Monte da Ravasqueira Viognier 2013 que foi distinguido com uma medalha de ouro.

Trata-se de uma edição “limitada” – apenas 3.321 garrafas – tendo estagiado, durante seis meses, em barricas de carvalho francês, a baixas temperaturas. Um vinho que tanto pode ser apreciado de imediato ou deixado para uma ocasião especial.

De referir que, desde o início do ano, os vinhos Monte da Ravasqueira já conquistaram 17 medalhas em concursos internacionais, incluindo seis medalhas de ouro.

Há uma nova marisqueira no Cais do Sodré

É como que uma extensão do restaurante. Mas tem vida própria. É a Ibo Marisqueira, que abriu recentemente as portas ao público, no Cais do Sodré, e que promete uma seleção do melhor e mais fresco marisco nacional. Isso e viveiros de água salgada, no próprio restaurante.

Na carta pode-se encontrar alguns apontamentos de Moçambique e muito muito marisco. É o caso da Lagosta e Santola nacionais ou Lavagante azul que podem ser degustados ao natural. A Gamba do Algarve, os Casco de sapateira, Camarão à Guilho, Camarão Tigre (Moçambique), ‘Puntillitas’ ou Bivalves da Ria Formosa (Ameijoa, Conquilha, Canilha, Lingueirão e Mexilhão).

Para quem prefere carne há também presunto, Prego do Lombo em pão torrado com molho de bife ou o Pica-Pau do Lombo com pão torrado. Nas bebidas destaque para a cerveja moçambicana Laurentina. Mas se prefere vinho há toda uma seleção de marcas nacionais ao dispor.

posterEriceira: visita obrigatória para o 1º Festival Internacional do Ouriço-do-mar

Nos dias 11 e 12 de Abril a vila da Ericeira dá as boas vindas ao ouriço-do-mar (Paracentrotus Lividus). Um fim-de-semana em que se realiza o primeiro Festival Internacional e altura em que os restaurantes da vila terão diversos pratos e petiscos à base desta espécie marinha.

No programa das “festas” prevê-se mostras gastronómicas, degustações, workshops, seminários e showcookings com chefes conceituados e escolas de hotelaria, entre elas a afamada Le Cordon Bleu.

Entre os vários chefes presentes destaque para António Alexandre (Lisboa Marriott Hotel), Luís Miguel Rodrigues (Restaurante Bastardo, do Internacional Design Hotel), Alexis Gregório (Restaurantes Adega Machado e Café Luso, em Lisboa), Manuel Prats (Restaurante M29, do Hotel Miguel Angel, em Madrid), Luis Machado (ESTM-IPL) e o chefe executivo Carlos Collado da Le Cordon Bleu (Madrid).

Os showcookings realizar-se-ão na sala de eventos do Hotel Vila Galé da Ericeira e são de entrada gratuita.

Já o auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, localizado no centro da vila, recebe as jornadas técnicas sobre o ouriço-do-mar, com especialistas, biólogos e investigadores, a apresentação de um estudo científico sobre stocks, povoamento e desenvolvimento do produto na zona costeira da Ericeira