Ampliação e remodelação do Aeroporto de Faro foram inauguradas

 

As obras de ampliação e remodelação do aeroporto de Faro, em curso desde 2015, foram já inauguradas, mas ainda há trabalhos por concluir na zona das Partidas, que só deverão terminar em agosto. Os únicos trabalhos ainda por concluir referem-se à área de lojas que ficará instalada na zona de Partidas.

Segundo o director do aeroporto, Alberto Mota Borges, esta obra, que envolveu um investimento de 32,8 milhões de euros, permitiu triplicar a área do controlo de segurança e também dividir as áreas de controlo de fronteiras para os passageiros que pertencem ao espaço Schengen dos restantes. Com esta expansão, o aeroporto de Faro aumenta a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para 3.000 pessoas por hora.

As obras realizadas permitem ainda a adequação da capacidade do terminal de passageiros a um novo sistema de pistas que permite 30 movimentos por hora, em vez de 24, e o estacionamento de 30 a 37 aeronaves.

No piso superior, foi construída uma área destinada ao controlo de segurança e outra destinada a escritórios, além da expansão da área de comércio e restauração.

As modernizações agora concluídas traduzem-se em ajustamentos do “Lado Ar” do aeroporto – que engloba pistas e caminhos de circulação e plataforma de estacionamento – ao tipo de movimento das companhias low cost (com aeronaves mais pequenas e de maior frequência) e do “Lado Terra”, com remodelação do parque de estacionamento.