Paris, uma das cidades mais visitadas por turistas internacionais em todo o mundo sofre com falta de visitantes devido à pandemia.
A capital francesa continua a oferecer todos os seus encantos, mas este ano com menos 60% de turistas estrangeiros.
O Posto de Turismo e Congressos de Paris estima que entre Junho e Agosto a região parisiense recebeu entre 3,6 e 4,7 milhões de turistas, números distantes dos 10,2 milhões de 2019, ano de referência antes da Covid-19.
– Não temos clientes que vêm de longe como Ásia e América do Sul, então o impacto é importante, disse à AFP Didier Arino, director da consultoria especializada Protourisme. Paris tem a menor taxa de ocupação de hotéis de todo o país. Os hotéis perderam 60% do volume de negócios e mais da metade das pernoitas, acrescentou.
– Paris é o espelho da situação das grandes capitais europeias, acredita Didier Arino, para realçar que quanto mais dependentes dos turistas estrangeiros, pior ficam.
Os barcos turísticos que cruzam o Sena também tiveram de reinventar-se, tendo perdas de 50% em relação a 2019. Historicamente, os franceses representavam metade dos clientes; este ano passaram a 65%.
Até mesmo a Torre Eiffel, símbolo de Paris, sofre uma diminuição no número de visitantes: 13 mil por dia, contra 25 mil em tempos normais. Com um aumento significativo dos franceses, que passaram de 20 para 50% neste ano, segundo os números à disposição da AFP.