Para Rita Marques, secretária de Estado do Turismo temos razões para ter expectativas de crescer este ano 30% acima do ano passado, e que em 2023 alcance os níveis de facturação anteriores à pandemia da Covid-19.
Mas pediu cautela com esta ambição, sublinhando a importância em manter o plano de vacinação contra a pandemia.
Em declarações no primeiro dia da Fitur, que decorre até domingo em Madrid, a governante realçou que a continuação da abertura de mais mercados emissores de turistas e a oferta proporcionada pelos empresários nacionais são factores essenciais para que essas metas sejam alcançadas.
Rita Marques afirmou que Portugal está na frente na abertura do sector, mas que se trata de uma vantagem temporária que irá terminar assim que a situação epidemiológica atingir a estabilidade nos mercados concorrentes de Portugal, como o espanhol, grego ou turco.
– Temos de continuar a mostrar que somos um destino competitivo, sublinhou a responsável pelo sector do turismo.
A governante valorizou a presença de Portugal na Fitur, uma das maiores feiras mundiais do sector e um certame que tem lugar em Espanha, que é um dos maiores mercados emissores de turistas que visitam o país.
A Feira Internacional do Turismo de Madrid (Fitur), o primeiro certame do turismo em formato presencial desde o início da pandemia da Covid-19, deverá receber, até domingo, 100 mil visitantes de 60 países, e pretende marcar o ponto de viragem para relançar o turismo de uma forma segura, defende a organização.
As previsões de participação são de cerca de 50 mil profissionais nacionais e internacionais está hoje, enquanto outras 50 mil pessoas deverão estar presentes quando o evento abrir ao público no fim-de-semana.
A secretária de Estado do Turismo fez também um balanço positivo”do alívio das restrições aos turistas provenientes da União Europeia e do Reino Unido e espera que o país garanta a segurança e uma experiência de excelência.
A responsável governamental portuguesa explicou que recebeu vários testemunhos que indicam que correu bem a forma como foram recebidos e tratada a burocracia que tiveram de enfrentar os turistas que começaram a chegar de avião a Portugal na segunda-feira.
Rita Marques espera que se continue a acautelar que os turistas se sintam seguros”contra a Covid-19 e lhes seja fornecida uma experiência de excelência durante o período que vão passar em Portugal.
A participação portuguesa na FITUR conta com as sete Agências Regionais de Promoção Turística e 33 empresas, agora instaladas no novo stand nacional, situado no pavilhão 6, que corporiza a estratégia e marca do destino.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo deslocaram-se à Fitur onde, durante dois dias, tiveram reuniões com empresas e o ‘trade’.