17º Congresso: ADHP procura soluções para ‘Resistir, Prosperar e Inovar’

‘Resistir, Prosperar, Inovar’ é a temática central do 17º Congresso da Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) que terá lugar entre os dias 27 e 29 deste mês, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

O congresso pretende analisar as principais questões que têm a ver com o sector turístico, que passam pela educação e emprego, novas formas de trabalho e relações laborais, inovação, desafios da sustentabilidade, ligações aéreas, bem como a segurança sanitária e promoção turística.

Para sábado, dia 29 de Maio, a ADHP preparou um programa cultural que contempla visitas ao Santuário de Fátima e à cidade de Ourém.

O presidente da ADHP, Raúl Ribeiro Ferreira, destaca que, com este congresso, pretendemos apresentar uma capaz informação da nossa classe,debatendo temas essenciais para nos capacitarmos das acções a desenvolver nas unidades hoteleiras que dirigimos.

Na primeira noite do congresso (dia 27), serão atribuídos, na Quinta Dom Nuno (Fátima), os Xénios 2021 – Prémios de Excelência na Hotelaria, que distinguem anualmente os melhores directores de hotéis e empresas do sector do turismo em Portugal.

O programa do Congresso da ADHP tem início às 14h30 com recepção de boas-vindas por parte do presidente da Associação, ao qual se seguem intervenções de  Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, culminando com palavras do Padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima.

O primeiro painel, com início às 15h00, abordará a ‘Educação e Emprego no Sector do Turismo’, que terá como oradores Ana Paula Pais, directora coordenadora do Turismo de Portugal, António Melo, professor no Instituto Politécnico do Porto e Carlos Díaz de la Lastra, director-geral Les Roches Marbella.

A partir das 16h30 terá início o painel dedicado às “Ligações Aéreas e Segurança Sanitária”. Esta sessão contará com Anabela Jorge, presidente do Conselho de Administração da UCS – Grupo TAP, José Lopes, director da easyJet Portugal, e Carlos Brito, secretário-geral da RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal), como intervenientes.

O segundo dia do congresso, com início às 9h30, vai debater os ‘Desafios da Sustentabilidade’. Para abordar o tema, estarão presentes Leonor Picão, directora do Turismo de Portugal e Álvaro Silveira, Consulting Diretor na Mazars.

O segundo tema do dia, ‘Novas Formas de Trabalho e Relações Laborais”, será focado a partir das 11h15. Ana Lima Neves, directora executiva do Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho, Vítor Silva, director de Recursos Humanos do Hotel Intercontinental Lisboa e Sandrine Veríssimo, directora Regional da HAYS, darão o seu parecer face à situação actual desta temática.

‘Inovar? Para quê?’ será o mote do primeiro painel da tarde, com início às 15h00. Como oradores estarão Luís Monteiro, Chief of Strategy na Wise Pirates e Luís Sequeira, Product Owner na Omnibees.

O último tema em debate será a ‘Promoção Turística’ e vai-se centrar na nova estratégia do Turismo de Portugal. Filipe Silva, vogal do Conselho Directivo do Turismo de Portugal, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro e Marcos Sousa, director-geral do NAU Hotel Group), serão os intervenientes.

O congresso terminará pelas 18h00, com uma mensagem conclusiva de Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da Direcção da ADHP.