Praticamente desprezado por possíveis compradores, o antigo Hotel de Turismo da Guarda foi desafetado do Programa Revive.
Uma vez que não houve quaisquer reações às ofertas públicas apresentadas por diversas vezes, o ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou que o hotel vai ser integrado na rede de Pousadas de Portugal, da rede Enatur, já que é um empreendimento vital.
Recorde-se que o edifício do Hotel Turismo da Guarda, inaugurado na década de 1940, foi vendido em 2010, pela Câmara Municipal por 3,5 milhões de euros, para ser recuperado e transformado em hotel de charme com escola de hotelaria. Todavia, o projeto não saiu do papel e o imóvel, de portas fechadas, começou a degradar-se.
O hotel, propriedade do Instituto do Turismo de Portugal, integrava a lista de imóveis afetos ao Programa Revive, mas foi desafetado deste programa em outubro, por o mercado não ter respondido às ofertas públicas. Na altura, o despacho do Governo que autorizava a sua desafetação ao Revive, acrescentava que se tentassem soluções alternativas.