A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo divulgou que as viagens aéreas em países europeus registaram crescimento em fevereiro de 2022.
No seu mais recente relatório, a IATA observa que a capacidade das transportadoras europeias aumentou 174,8%, sendo que o volume de ocupação subiu 30,3 pontos percentuais até aos 70,9 %.
A associação, através das suas fontes, salienta que a guerra na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro, não teve um grande impacto nos níveis de tráfego.
O tráfego total em fevereiro de 2022 aumentou 115,9% em relação ao mesmo mês de 2021, uma melhora em relação a janeiro de 2022, que aumentou 83,1% em relação a janeiro de 2021. No entanto, em relação a fevereiro de 2019, o tráfego caiu 45,5%.
O tráfego doméstico também aumentou 60,7% em relação a 2021, com base em um aumento de 42,6% em janeiro de 2022 em relação a janeiro de 2021. Contudo, o tráfego doméstico em fevereiro último foi menos 21,8% em relação ao volume de fevereiro de 2019.
Willie Walsh, diretor geral da IATA, ressalta que a recuperação das viagens aéreas é atribuída ao levantamento de restrições por parte dos governos em muitas partes do mundo.
Estados que persistem em tentar bloquear a doença, em vez de a gerir, como se faz com outras doenças, correm o risco de perder os enormes benefícios económicos e sociais que uma restauração das ligações internacionais trará, disse Willie Walsh, explicando que à medida que a tão esperada recuperação das viagens aéreas acelera, é importante que os provedores de infraestrutura estejam preparados para um grande aumento no número de passageiros nos próximos meses.
Já recebemos muitos relatos de filas inaceitáveis em alguns aeroportos devido ao crescente número de viajantes. E isso mesmo antes do aumento das viagens de férias da Páscoa em muitos mercados, concluiu.