Numa altura em que se fala da reprivatização da TAP, os dados do Portal da Queixa concluem que a transportadora aérea portuguesa continua a ser a mais reclamada das companhias a operar no país, posição que lidera nos últimos anos. Do total de queixas dirigidas ao setor, a TAP foi alvo de 44%, a Ryanair (18%) e a Easyjet (10%). Ponto fraco é também a capacidade de resposta às reclamações, com todas as empresas a registar níveis muito baixos nos indicadores de satisfação.
Entre os dias 1 de janeiro e 13 de setembro deste ano, os consumidores portugueses registaram 1317 reclamações dirigidas às companhias aéreas, um aumento de 18% em relação ao período homólogo, onde se verificaram 1118 queixas.
A TAP concentra a maior fatia das reclamações (44%), ao absorver 578 das queixas. Ainda no TOP 5, está a Ryanair (18%), acolhendo 239 reclamações e a easyJet (10%), com 130 reclamações. Em quarto e quinto lugar, a Vueling com 65 queixas (5%) e a Iberia com 46, (3%).
Este ano, os principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores estão relacionados com o cancelamento e reembolso de viagens (44%); dificuldades no atendimento ao cliente (27%); problemas com a bagagem (26%) e outras queixas (4%).
A TAP é, pelo quarto ano consecutivo, a companhia aérea em Portugal que mais queixas recebe dos consumidores.
E se as reclamações estão a aumentar na categoria “Companhias Aéreas”, o mesmo não se verifica com os níveis de performance das empresas na capacidade de resposta às queixas que recebem.
Os indicadores analisados revelam que esta é uma categoria com fracas taxas de resposta e de solução, o que na avaliação feita pelos consumidores, resulta em Índices de Satisfação muito baixos.
Das cinco transportadoras aéreas analisadas, a TAP tem um Índice de Satisfação pontuado em 15.1 (em 100), a Ryanair está pontuada em 6.4, a easyJet obtém 8.3 pontos, a Vueling 5.8 e a Iberia 18.5.