A Câmara Municipal de Paris vai inaugurar numa das zonas mais nobres de Paris, esta semana, mais propriamente no dia 23, um passeio ou ‘promenade’ em homenagem a Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus durante a Segunda Guerra mundial que terá salvado mais de 30 mil judeus em França.
A inauguração passeio Aristides de Sousa Mendes, situado ao longo do Boulevard des Batignolles, entre a rua Andrieux e a praça Prosper Goubaux, vai contar com a presença dos presidentes da Câmara de Paris e de Lisboa, respetivamente, Anne Hidalgo e Carlos Moedas.
Trata-se da homenagem de Paris ao diplomata português que em junho de 1940 passou milhares de vistos a judeus franceses e de outras nacionalidades, assim como figuras que se opunham ou eram perseguidas pelo regime de Hitler e pelo regime de Vichy, liderado pelo marechal Philippe Pétain.
Esta cerimónia decorre no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França, uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países, tendo começado em fevereiro de 2022.