À medida que o mundo começa a recuperar das restrições impostas durante os últimos dois anos devido à pandemia de Covid-19, começa a surgir um novo obstáculo aos turistas, impondo uma restrição diferente às famílias.

De acordo com o estudo International Vacation Confidence Index da Allianz Partners, a situação económica incerta representa o principal desafio para os viajantes durante o verão na Europa.

O estudo, realizado pela empresa OpinionWay, em nome da Allianz Partners, tem como objetivo obter uma visão sobre os níveis de confiança dos consumidores em relação às viagens de verão e identificar os principais desafios enfrentados pelos turistas.

Embora o impacto da pandemia na vida quotidiana pareça estar a diminuir na maioria dos países, o estudo revela que os níveis de confiança para viajar aumentou (77%) em comparação com o inverno passado (58%).

No entanto, metade dos entrevistados (50%) afirmam que o aumento do custo das viagens pode levá-los a reduzir os seus planos para as férias de verão.

Da mesma forma, quase metade dos entrevistados (47%) dizem que a sua situação financeira tem levado a uma diminuição nas ambições em termos de viagens no verão.

Enquanto isso, aqueles que não estavam a planear viajar durante o verão, afirmam que o principal motivo é o custo das viagens.

A preocupação com a crise sanitária é o segundo obstáculo às férias de verão (45%), seguido pela guerra na Ucrânia (42%), juntamente com as obrigações pessoais (43%) e profissionais (32%).

As intenções de viajar são elevadas em todos os países entrevistados, bem como o nível de confiança para poder viajar e a importância dada às férias de verão. Apesar da inflação, os orçamentos previstos para as férias de verão continuam bastante altos e semelhantes ao registados no inverno passado, na primeira versão do referido estudo.

Staycation é o novo ‘palavrão’ para viajar

A pandemia de Covid-19 obrigou a fechar as fronteiras de muitos países e fez com que os viajantes passassem a explorar roteiros dentro dos próprios países, uma tendência que veio para ficar, apesar da reabertura das fronteiras.

O termo Staycation, junção das palavras Stay (permanecer) e Vacation (férias), é utilizado para se referir a viajantes que procuram programas turísticos dentro do seu próprio país.

A economia está a ter um papel muito relevante nas intenções de viajar de quase metade dos entrevistados (43%), que não planeiam sair do país. 27% dos entrevistados refere que não pode viajar para o estrangeiro devido ao aumento dos preços e 16% preferem poupar.

Descanso é o objetivo número um para as férias de verão

Á medida que o mundo enfrenta uma crise sanitária, geopolítica e económica, não é surpresa que a maioria dos entrevistados, exceto em Espanha, referiram que ter umas férias relaxantes e repousantes são a sua principal ambição para o verão. Em Espanha, a maioria dos entrevistados (48%) espera ir para a praia.

No entanto, os americanos são mais propensos a dizer que querem visitam familiares e amigos (28%). Tanto os americanos (19%) como os holandeses (19%) devem aproveitar este período de férias para fazer compras.

Enquanto os austríacos (14%) devem aproveitar as férias para praticar algum desporto ou hobby.