A adaptação ao New Distribution Capability (NDC) e ao Modern Airline Retailing (MAR) está entre as prioridades da nova direção da WTAAA-World Travel Agents Associations Alliance (Aliança mundial das Associações de Agências de Viagens), que anunciou um conjunto de ações para enfrentar os desafios do setor. Durante a Assembleia Geral e a Reunião do Conselho, realizadas em Atenas, foi apresentado o plano estratégico para 2025, destacando também a defesa dos interesses dos agentes de viagens, o combate à fraude no setor, o fortalecimento da comunicação e o aumento do envolvimento dos membros, com especial atenção à expansão em África.
Otto De Vries, diretor Executivo, sublinhou a importância de garantir que o NDC e o MAR tragam benefícios concretos para agentes e consumidores, defendendo a transparência, a concorrência leal e a proteção do consumidor. A WTAAA pretende ainda fornecer recursos aos agentes para proteção dos seus negócios e clientes e abordar questões relacionadas com taxas profissionais, promovendo práticas mais justas no setor.
A nova direção é liderada por Wendy Paradis (ACTA-Associação Canadiana de Agências de Viagens) como presidente, acompanhada por Paula Cortés (FOLATUR- Fórum Latino-Americano de Turismo) e Dean Long (ATIA- Associação Australiana da Indústria de Viagens) como vice-presidentes. Paradis destacou o potencial da equipa para reforçar a eficácia e influência da organização. A WTAAA agradeceu ao presidente cessante, Andrew Bowman, pelo seu contributo, que continuará a colaborar com a aliança.
A Assembleia reafirmou a estabilidade financeira da WTAAA e o compromisso de investir em iniciativas que promovam a competitividade e a sustentabilidade do setor. Fundada em 2008, a WTAAA representa associações de 58 países em seis continentes, defendendo os interesses das agências de viagens em todo o mundo.