Início destaque Semana Europeia da Mobilidade promove mobilidade urbana sustentável

Semana Europeia da Mobilidade promove mobilidade urbana sustentável

0

A Semana Europeia da Mobilidade arrancou ontem, com mais de 2.500 cidades e vilas a participarem num festival de uma semana, de 16 a 22 de setembro, dedicado à promoção da mobilidade urbana sustentável. O tema deste ano, “espaços públicos partilhados”, destaca os benefícios de uma repartição mais equilibrada do espaço rodoviário e o respeito por todos os utilizadores.

As atividades previstas incluem dias sem carros, passeios de bicicleta e a transformação de parques de estacionamento em espaços verdes, incentivando as cidades a explorarem novas formas de melhorar a qualidade de vida. Em Bruxelas, a Comissão Europeia, em colaboração com a cidade e outros parceiros, organizará uma visita ao novo espaço pedonal “school street”, que serve as escolas Maria Boodschap e La Clé des Champs. O objetivo é discutir como iniciativas semelhantes podem tornar os trajetos diários mais seguros e sustentáveis para todos.

Wopke Hoekstra, Comissário para a Açã Climática, responsável pelos transportes, sublinhou a importância deste evento: “A população urbana da Europa está a crescer, assim como a nossa necessidade de nos deslocarmos de forma segura e sustentável. A Semana Europeia da Mobilidade, que começa hoje em mais de 2.500 cidades de 42 países, é uma oportunidade para envolvermos pessoas, empresas, urbanistas e políticos, e assim melhorarmos a forma como usufruímos dos espaços públicos nas nossas cidades.

Os eventos por toda a Europa vão promover ruas escolares mais seguras, melhores espaços públicos, estacionamento adequado para modos de transporte alternativos e muito mais. Continuemos a dar o exemplo e, para todos aqueles que podem, escolham modos de transporte que não só melhorem a qualidade do ar urbano, mas que também tornem as nossas cidades mais agradáveis de se viver.”

A Semana Europeia da Mobilidade visa sensibilizar os cidadãos e decisores políticos para a importância da mobilidade sustentável, promovendo um futuro urbano mais verde e seguro.