As festividades dos últimos meses do ano voltam a ser pretexto para um período de férias fora do país, seja para uma celebração diferente de Natal, passagem de ano ou para uma escapadinha de fim de semana para visitar os famosos mercados de Natal.
Nestas viagens, a DS Travel – marca do Grupo DS especializada em viagens e turismo – prevê que, este ano, cada português gaste, no mínimo, 400 euros e no máximo, 2 000 euros. Em termos de duração, estas viagens variam entre as quatro e as sete noites de estadia, mantendo-se a tendência comparativamente com 2024.
Para os mercados de Natal, continuam a figurar no topo das preferências cidades como Viena (Áustria), Estrasburgo (França), Praga (República Checa), Colónia (Alemanha) ou Gdansk (Polónia). Para estas atrações turísticas, o valor gasto rondará, em média, os 450 euros por pessoa.
Em relação aos programas de passagem de ano, os destinos mais procurados continuam a ser o Brasil, Dubai, Nova Iorque, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, a Madeira e algumas das mais importantes capitais europeias, como Londres, Madrid, Paris e Berlim.
Nestas viagens, o valor gasto pelos portugueses varia entre os 650 euros (pacote de viagem com duração de quatro noites na Madeira) e os 2 000 euros, com regime de alojamento e pequeno-almoço.
Neve continua a ser destino apetecível
A partir de outubro é também a altura ideal para começar a reservar as viagens para destinos com neve, cujos destinos mais procurados para este ano são Serra Nevada, Andorra, Alpes Suíços e Alpes Franceses.
Para a passagem de ano, a DS Travel recomenda a aquisição das viagens no ano anterior, ou no início do próprio ano, pois para alguns destinos os voos são realizados com recurso a charters, com número limitado de lugares, que esgotam rapidamente.