Início noticias Turismo Equestre tem curso superior na Golegã

Turismo Equestre tem curso superior na Golegã

0

O município da Golegã vai acolher o primeiro curso de Técnicas Superiores Profissionais em Turismo Equestre em Portugal, lecionado no Centro de Alto Rendimento de Desportos Equestres (HIPPOS), em parceria com o instituto de ensino superior ISLA Santarém.

O curso será lecionado totalmente na Golegã com docentes do ISLA, e terá uma forte componente prática.

Para o vice-presidente da Câmara da Golegã, Diogo Rosa, justifica-se o curso ser ministrado na Golegão porque “temos as melhores condições do país, com picadeiros, boxes e trilhos, e uma vantagem competitiva: a Golegã tem atividade equestre durante todo o ano, com cerca de 26 eventos anuais, além da Feira Nacional do Cavalo”, acrescentando que a ligação entre teoria e prática é “essencial para preparar os alunos para o mercado”.

Recorde-se que já existe na Golegã um curso técnico profissional em gestão equina, que é o mais procurado da Escola da Golegã. Sendo assim, fazia sentido dar continuidade com uma oferta de ensino superior, tanto mais que a escolha do turismo equestre “responde à procura do mercado e à importância crescente desta área para a economia local”.

De referir ainda que a Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo destaca o setor equestre como um dos dois grandes polos de desenvolvimento no Ribatejo, a par do enoturismo.

Segundo a autarquia, está em curso um investimento de 1,18 milhões de euros no Centro de Alto Rendimento, para a construção de um picadeiro coberto com condições para provas e treinos, uma infraestrutura há muito necessária e que é viabilizada com apoio do Comité Olímpico e da Federação Equestre Portuguesa.