Há 10 anos que a AirHelp, empresa líder mundial em tecnologia de compensação de passageiros aéreos, desenvolve um ranking anual designado AirHelp Score, onde são apresentados as melhores companhias aéreas e os melhores aeroportos do mundo.
Pela primeira vez e agora, a nível global, são apresentados os resultados do AirHelp Score Aeroportos 2025.
Em Portugal, e comparativamente a anos anteriores, existem algumas mudanças: o Aeroporto de Faro passa para primeiro lugar; com o Aeroporto do Porto a passar para terceiro lugar. O Aeroporto de Lisboa, não apresenta alterações, e continua a ser apresentado como o pior aeroporto português, estando muito perto do final do ranking mundial.
Este ano, é em Faro que se encontra o melhor aeroporto português (posição 118), com uma pontuação global de 7,58: 7,70 na pontualidade; 7,40 na consideração dos clientes e 7,30 na qualidade da sua área de restauração e lojas.
Em segundo lugar, encontra-se o Aeroporto da Madeira, na posição 201, com uma pontuação global de 7,18. Em terceiro lugar surge, por fim, o Aeroporto do Porto, na 205ª posição, com uma queda significativa face a 2024, onde estava no 117º lugar. Esta alteração é justificada por uma queda geral nos vários parâmetros de avaliação: na pontualidade passa de 7,30 para 6,90; na consideração dos clientes passa de 8,20 para 7,80 e na restauração e lojas passa de 7,90 para 7,0. A pontuação final é de 7,13.
Já o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, continua a ser o pior aeroporto português, apesar de ter melhorado a sua pontualidade (de 5,80 para 6,10).
Está em 244ª lugar num total de 250 aeroportos analisados, encontrando-se no fim do ranking global da AirHelp com uma classificação de 6,53 (6,10 na pontualidade; 7,20 na consideração dos clientes e 7,20 na qualidade da sua área de restauração e lojas).
Os principais resultados do Ranking AirHelp Score 2025
O Aeroporto sul-africano da Cidade do Cabo passa, este ano, para primeiro lugar, com uma pontuação global de 8,57: 8,60 na pontualidade; 8,70 nas avaliações dos passageiros; e 8,30 para a qualidade das instalações comerciais e de restauração.
O Aeroporto de Doha (Catar), que no ano passado ficou em primeiro lugar, caiu para o segundo lugar apesar de ter mantido a sua pontuação global de 8,52.
Por fim, em terceiro lugar, encontra-se o Aeroporto King Khalid, em Riade (Arábia Saudita), com uma pontuação de 8,47.