Em entrevista ao Opção Turismo, Eduardo Cabrita, Diretor Geral da MSC Cruzeiros em Portugal, revela que a companhia tem registrado um crescimento expressivo em 2024, impulsionado pela diversificação de público e pela otimização de itinerários com partida de Lisboa. A estratégia da MSC aposta tanto na sustentabilidade quanto em parcerias estratégicas com agências de viagens e companhias aéreas, consolidando-se como líder no mercado de cruzeiros em Portugal.
Opção Turismo: Como tem sido o desempenho da MSC em termos de número de passageiros transportados até agora em 2024?
Eduardo Cabrita: A MSC Cruzeiros tem mantido um ritmo de crescimento consistente no número de passageiros em 2024, demonstrando a solidez da nossa estratégia e a atratividade dos nossos produtos e serviços. Os resultados obtidos até ao momento corroboram com as expectativas estabelecidas no nosso planeamento estratégico. Embora reconheçamos a dinâmica do setor de cruzeiros, estamos confiantes em alcançar os objetivos traçados para o ano em curso.
Opção Turismo: Como é que estes números se comparam com os resultados obtidos em 2023 e com o período pré-pandemia, como 2019?
Eduardo Cabrita: Ao comparar os resultados de 2024 com os obtidos em 2019, observamos um crescimento expressivo no número de passageiros. Esse desempenho positivo reflete a recuperação acelerada do setor de cruzeiros após a pandemia e a efetividade das nossas estratégias comerciais. É importante destacar que, assim como em 2023, não houve a entrada em operação de novos navios na nossa frota, o que evidencia a otimização da capacidade instalada e a crescente procura pelos nossos cruzeiros e serviços. O mercado português tem contribuído significativamente para esse crescimento, demonstrando um potencial de desenvolvimento ainda maior.
Opção Turismo: Que tipo de clientes são maioritariamente os que escolhem a MSC em Portugal?
Eduardo Cabrita: O público que decide navegar com a MSC Cruzeiros é um público cada vez mais variado, comparando com o que acontecia há uns anos. A ideia de que os cruzeiros se destinam unicamente a pessoas mais velhas está cada vez mais a ser mitigada e nós, enquanto Companhia, estamos atentos a esse fenómeno, procurando disponibilizar uma oferta cada vez mais ampla e que se destine ao público das diferentes faixas etárias.
De acordo com o State of the Cruise Industry Report de Maio de 2024, os millenials e a geração Z procuram cada vez mais viagens de cruzeiros por inúmeros fatores: pelo custo poder ser inferior a uma viagem de terra, pela possibilidade de visitar vários países a bordo, sem ter de transportar malas ou fazer vários voos, pela experiência gastronómica, assim como pelos inúmeros espetáculos premiados que se pode assistir a bordo.
Neste sentido, o público que escolhe a MSC Cruzeiros em Portugal é cada vez mais um público que abrange diferentes faixas etárias, sendo que, como referi, caracteriza-se por ser cada vez mais jovem e heterogéneo.
Opção Turismo: Notou alguma mudança no perfil dos passageiros nos últimos anos? Por exemplo, a nível de idade, preferências de viagem, ou perfil socioeconómico?
Eduardo Cabrita: Recentemente, a MSC Cruises partilhou um estudo sobre as cinco tendências que impulsionam as decisões dos passageiros para 2024 e para os anos subsequentes e a principal conclusão a retirar é que os desejos dos passageiros estão a mudar e nós, enquanto Companhia, estamos a adaptarmo-nos e a ir ao encontro dessas mudanças.
Uma das tendências está relacionada com o facto de os passageiros procurarem ficar mais tempo em cada destino, e os itinerários com escalas prolongadas ou noturnas estão a ganhar popularidade e nós estamos a acompanhar essa tendência, uma vez que muitos dos itinerários de 2024 da MSC Cruzeiros oferecem estadias de dia inteiro ou pernoita em destinos muito procurados, incluindo a ilha grega de Mykonos, Dubai nos Emirados Árabes Unidos e na ilha privada da Companhia nas Bahamas- Ocean Cay MSC Marine Reserve.
Por outro lado, os viajantes estão também mais ansiosos por explorar diversas culturas e conhecer novos destinos, sendo que estes já não se contentam em visitar apenas atrações turísticas conhecidas e em vez disso procuram conhecer os destinos de uma forma que reflita o estilo de vida local. Em 2024, a MSC Cruzeiros oferecerá itinerários para destinos populares, repleto de uma rica herança cultural e história para descobrir em cada esquina. O MSC Bellissima navegará na Ásia, dando aos passageiros a oportunidade de explorar a arte, a história e as tradições, juntamente com a vitalidade atual do Japão e da China. Para aqueles que desejam conhecer o Médio Oriente, o MSC Virtuosa navegará pela região com escalas em centros culturais, incluindo Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e Doha, no Qatar. Entre aqueles que desejam mergulhar na história e tradições únicas da Escandinávia e da região do Báltico podem optar por um cruzeiro no MSC Poesia no próximo Verão.
Com o objetivo de transformar as suas férias anuais em aventuras exclusivamente inesquecíveis que resultam em memórias para toda a vida, os viajantes procuram cada vez mais experiências exclusivas e luxuosas. Indo ao encontro desse desejo, a MSC Cruzeiros oferece o MSC Yacht Club- uma experiência de cruzeiro de luxo dentro do navio. Os passageiros do MSC Yacht Club podem aproveitar tudo, desde serviço de mordomo 24 horas e camarotes luxuosos até lounges privados e um restaurante sofisticado dedicado, enquanto beneficiam do fácil acesso à variedade de entretenimento, opções gastronómicas e instalações oferecidas no resto do navio. Os passageiros do MSC Yacht Club que viajam para destinos em ilhas privadas, como a Ocean Cay MSC Marine Reserve e Sir Bani Yas, também serão brindados com experiências melhoradas na ilha, como acesso exclusivo a praias privadas, opções e instalações gastronómicas elevadas.
Outra das tendências está relacionada com o facto de os passageiros estarem mais entusiasmados do que nunca em mergulhar nas vibrantes cidades da Europa. Esses destinos urbanos oferecem uma atração completa, apresentando uma abundância de locais históricos, experiências culinárias, diversas opções de compra, atrações de renome e oportunidades imersivas para interagir com a cultura local. A MSC Cruzeiros é líder de mercado na Europa, incluindo Portugal, oferecendo um número crescente de itinerários que permitem aos passageiros explorar uma variedade de diferentes centros urbanos ativos numa só viagem, sem a necessidade de voltar a fazer a mala. Desde icónicas cidades como Paris (Le Havre), Londres (Southampton) e Amesterdão até à vibração histórica de Roma e Barcelona, no Mediterrâneo, a MSC Cruzeiros proporciona uma exploração incomparável das dinâmicas paisagens urbanas da Europa.
Por último, os viajantes procuram ainda uma derradeira experiência em termos de retorno do valor. Os cruzeiros estão a ganhar popularidade entre aqueles que nunca navegaram antes, com mais Geração X e Millenials a considerarem fazer um cruzeiro de férias pela primeira vez. Cada vez mais pessoas estão a reconhecer o valor inerente de um cruzeiro de férias em comparação com as opções alternativas em terra. Casais, famílias ou grupos de amigos podem escolher itinerários com vários destinos imperdíveis. Aqueles que navegam com a MSC Cruzeiros podem personalizar o seu tempo em terra com uma infinidade de diferentes excursões em terra para realmente ver o melhor de um destino, e uma vez de volta a bordo, circular sem problemas entre um local de jantar diferente a cada refeição, ver uma produção teatral diferente em grande escala.
“A expansão das operações da MSC Cruzeiros em Portugal, com o aumento do número de cruzeiros com partida e chegada a Lisboa, tem contribuído significativamente para o crescimento da MSC em Portugal. Estima-se que esse segmento represente entre 12% e 17% do volume total de vendas em 2024.”
Opção Turismo: Qual é o tipo de cruzeiro que os portugueses têm comprado mais? São itinerários no Mediterrâneo, Norte da Europa, ou destinos mais longínquos?
Eduardo Cabrita: Os portugueses optam pelos itinerários que, em termos geográficos, lhe são mais próximos. Naturalmente, os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa no verão são um dos produtos preferidos dos portugueses, assim como os nossos cruzeiros com embarque e desembarque no Funchal no inverno, no entanto cruzeiros pelo Mediterrâneo com partida em portos localizados em Espanha ou Itália também têm uma procura muito elevada.
Ainda assim, nos últimos anos temos visto uma procura cada vez maior por áreas como as Caraíbas ou o Norte da Europa.
Opção Turismo: E os cruzeiros que saem de Portugal? Qual o peso (%) deste segmento no volume total de vendas?
Eduardo Cabrita: A expansão das operações da MSC Cruzeiros em Portugal, com o aumento do número de cruzeiros com partida e chegada a Lisboa, tem contribuído significativamente para o crescimento da MSC Cruzeiros em Portugal. Estima-se que esse segmento represente entre 12% e 17% do volume total de vendas em 2024. Essa evolução positiva demonstra o sucesso das nossas iniciativas para tornar Portugal um hub de cruzeiros de relevância internacional e reforça o nosso compromisso com o mercado português.
Opção Turismo: Como é que este cenário evoluiu em comparação com 2023 e anos anteriores?
Eduardo Cabrita: As vendas diretas, na maioria dos sectores de atividade, têm apresentado um crescimento nos últimos anos, impulsionadas pela crescente digitalização e pela busca por experiências mais personalizadas. A pandemia acelerou mais essa tendência, com muitos consumidores a optar por realizar reservas online especialmente pelo fecho das agências de viagens. Mas, como disse anteriormente, reconhecemos totalmente o valor que as agências de viagens agregam à experiência do cliente, especialmente para aqueles que querem um atendimento mais especializado.
Opção Turismo: Qual é o peso das vendas através das agências de viagens em comparação com as vendas diretas ou outros canais?
Eduardo Cabrita: Acreditamos que a experiência do cliente é fundamental e as agências de viagens desempenham um papel crucial nesse sentido. O conhecimento e o atendimento personalizado oferecidos pelos agentes de viagens são insubstituíveis e complementam a praticidade e a autonomia proporcionadas pelos canais digitais. Essa combinação garante que os nossos passageiros recebam o melhor suporte necessário para tomar a melhor decisão.
“A experiência do cliente é fundamental, e as agências de viagens desempenham um papel crucial nesse sentido. O conhecimento e o atendimento personalizado oferecidos pelos agentes de viagens são insubstituíveis e complementam a praticidade e a autonomia proporcionadas pelos canais digitais.”
Opção Turismo: Que importância têm as agências de viagens enquanto canal de distribuição?
Eduardo Cabrita: De longe, a maior importância e vão continuar a desempenhar um papel crucial no setor turístico, mesmo com o avanço da tecnologia e a crescente popularidade das reservas online. A especialização, o conhecimento, o atendimento personalizado, a complexidade das viagens e destinos, a confiança, a segurança e o valor que agregam é inestimável.
Opção Turismo: Em relação às vendas diretas e outros canais, quais são as plataformas mais usadas? Notam algum crescimento em algum canal específico?
Eduardo Cabrita: Penso que o ponto importante de referir são as vendas através das OTAs que, ano após ano, ganham quota de mercado face às agências ditas mais tradicionais.
Opção Turismo: A MSC tem promovido ações de formação para as agências de viagens ou agrupamentos de agências em Portugal? Vão continuar a apostar nestas formações?
Eduardo Cabrita: Ao longo do ano, a MSC Cruzeiros tem realizado inúmeras ações de formação para os agentes de viagem. Em abril tivemos, por exemplo, uma formação de 2 dias a bordo do MSC Orchestra a partir de Málaga e com desembarque em Lisboa que contou com a presença de 50 agentes de viagens que tinham feito um cruzeiro da Companhia.
Para além da formação, realizámos diversos webinares e formações incluindo visitas ao navio ao longo de todo o ano.
Já no dia 10 de Setembro daremos início ao nosso Roadshow anual, onde esperamos centenas de agentes de viagens nas 12 sessões planeadas, e onde prometemos apresentar muitas novidades!
O nosso Roadshow contará com vários eventos a bordo do navio MSC Virtuosa (Lisboa, Funchal e Ponta Delgada) e ainda teremos, na edição deste ano, o alargamento a novas regiões do país com eventos como em Albufeira, Algarve, Coimbra e Ponta Delgada nos Açores.
No final do Roadshow e ainda durante o mês de Novembro iremos promover também alguns webinares com os nossos Parceiros Emirates e TAP para poder transmitir as novidades da nova temporada a quem não possa estar presente nas sessões presenciais.
Opção Turismo: Existem parcerias com operadores turísticos para a organização de pacotes de cruzeiro? Qual é a relevância dessas parcerias para o volume total de vendas?
Eduardo Cabrita: Sim, a MSC Cruzeiros tem parcerias com operadores turísticos para a organização de pacotes de cruzeiro, como é o caso da Emirates e da TAP.
A nossa parceria com a Emirates tem sido fundamental para a organização dos Pacotes Especial Cruzeiro e Voos nos cruzeiros nos Emirados Árabes Unidos, um produto em destaque durante o Inverno, e com allotments no voo direto de Lisboa para o Dubai.
A TAP é também um dos nossos parceiros e é fundamental na organização do Pacote Especial Cruzeiro e Voos para cruzeiros no Mediterrâneo, Norte da Europa e Caraíbas especialmente no verão com allotments nos voos diretos da TAP para os vários portos de embarque da MSC Cruzeiros.
Recentemente, a MSC Cruzeiros anunciou que no inverno terá disponível a possibilidade de incluir um Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta de Lisboa e Pacote Especial Cruzeiro e Voos de ida/volta do Porto para navegar nos itinerários do MSC Opera a partir do Funchal, tudo isto graças à nossa parceria com a TAP.
Através do nosso Pacote Especial Cruzeiro e Voos, em parceria com a Emirates e a TAP, temos a possibilidade de viajar para varíadissimos destinos dando assim a possibilidade de embarcar em múltiplos portos onde os nossos navios fazem escala.
Em termos de vendas, estas duas parcerias têm sido fundamentais para os nossos resultados posítivos, pelo que pretendemos que esta relação com os nossos parceiros se mantenha no futuro.
Opção Turismo: A sustentabilidade tem sido uma prioridade crescente para a MSC. Nota que esta questão já influencia a decisão dos passageiros na escolha dos cruzeiros?
Eduardo Cabrita: As mudanças climáticas e a sustentabilidade são, sem dúvida, os desafios mais significativos que o mundo enfrenta. A consciencialização sobre a questão também é alta entre os nossos passageiros, e está cada vez mais incorporada nas nossas escolhas – consciente ou inconscientemente. Os nossos passageiros confiam em nós com seu valioso tempo de férias e o nosso trabalho é oferecer-lhes a melhor experiência possível. Acreditamos que o tema da sustentabilidade deve ser descomplicado, e os passageiros podem não notar diretamente os esforços e tecnologias ambientais, mas estes contribuem significativamente para uma experiência de cruzeiro mais limpa e eficiente. Recursos como design hidrodinâmico otimizado, estabilizadores e sistemas HVAC avançados aumentam o conforto geral, minimizando a pegada ambiental do navio.Para além disso, a utilização da capacidade de energia em terra permite que o navio elimine emissões diretas enquanto está atracado, oferecendo uma experiência portuária mais silenciosa e ecologicamente mais amiga do ambiente.
Em suma, temos notado que nos últimos anos os passageiros têm vindo a preocupar-se mais não só com a temática da sustentabilidade, como também em tomarem decisões mais sustentáveis.
Opção Turismo: Qual é a sua previsão para o balanço final de 2024?
Eduardo Cabrita: Tal como referimos na primeira pergunta, a MSC Cruzeiros tem mantido um ritmo de crescimento consistente no número de passageiros em 2025, demonstrando a solidez da nossa estratégia e a atratividade dos nossos produtos e serviços. Os resultados obtidos até ao momento corroboram com as expetativas estabelecidas no nosso planeamento estratégico. Embora reconheçamos a dinâmica do setor de cruzeiros, estamos confiantes em alcançar os objetivos traçados para o ano em curso.
Opção Turismo: Qual é o objetivo da companhia para 2025 em termos de crescimento e posicionamento no mercado português?
Eduardo Cabrita: Neste momento, estamos na fase de elaboração do orçamento para o ano de 2025, o que nos impede de definir objetivos concretos e quantificados para o crescimento e posicionamento da companhia em Portugal. No entanto, podemos adiantar que a expectativa é manter o ritmo de crescimento dos anos anteriores, impulsionados principalmente pelo lançamento do novo navio, MSC World America, em 2025.
Considerando o desempenho positivo do setor de cruzeiros em relação ao turismo global, juntamente com a crescente procura por experiências de viagem únicas e memoráveis, acreditamos que existe um grande potencial para continuar a expandir a nossa presença no mercado português. Os nossos esforços estarão focados em continuar a consolidar a marca MSC Cruzeiros como a principal referência em cruzeiros no país, a qual já o é desde há vários anos, oferecendo aos nossos passageiros experiências cada vez mais inovadoras e personalizadas.
Opção Turismo: Há algum outro tema ou projeto que considere relevante destacar para o mercado português?
Eduardo Cabrita: O nosso compromisso com o mercado português é uma característica inerente à MSC Cruzeiros e o nosso foco passa por melhorarmos constantemente a nossa oferta em vários âmbitos, com o objetivo de sermos cada vez melhores enquanto Companhia.
A partir de Abril realizámos os nossos cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa. O MSC Orchestra partiu de Lisboa e escalou em Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha), Olbia e Génova e realizou ainda dois mini-cruzeiros, um com partida de Génova e desembarque em Lisboa e outro com embarque em Lisboa e desembarque em Génova.
Este Inverno, os passageiros que irão viajar de Lisboa ou do Porto, caso adquiram o nosso Pacote Especial Cruzeiro e Voos, a MSC Cruzeiros oferece um Crédito a bordo de 100€ por camarote para realizar o novo itinerário e explorar as Ilhas Canárias, a bordo do MSC Opera, com partida e chegada do Funchal.
Entre 3 de Novembro de 2024 e 20 de Março de 2025, descubra um total de 21 cruzeiros em direção ao fascinante arquipélago vulcânico Espanhol, podendo escolher entre os itinerários de 9,8,7 ou 6 noites para uma escapadela inesquecível pelas Ilhas Canárias : Santa Cruz de Tenerife (ilha de Tenerife), Arrecife (capital de Lanzarote), Las Palmas (na Gran Canária), Puerto del Rosário (em Fuerteventura) e Santa Cruz de La Palma (a capital de La Palma).
Esta oferta é limitada, pelo que os passageiros podem desde já efetuar a sua reserva para garantir os melhores camarotes e aproveitarem a possibilidade de ter tudo incluído!
Já começámos também a anunciar o Verão 2025, onde teremos 19 cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa, dos quais 18 têm a duração de 10 noites e um tem a duração de 12 noites, assim como dois mini-cruzeiros, um com embarque em Lisboa e desembarque em Génova e outro com embarque com Génova e desembarque em Lisboa.
O MSC Musica realizará, do final de Abril até Novembro de 2025, itinerários com partida e chegada a Lisboa com passagens por Génova (Itália), Marselha (França), Málaga (Espanha), Cádiz (Espanha), Alicante, Mahón (Espanha) e Olbia (Itália).
A MSC Cruzeiros terá disponíveis Pacotes Especiais Cruzeiro e Voos para o Verão 2025 que incluem o cruzeiro, transferes e voo para variadíssimos destinos, para que os viajantes saibam o custo exato das suas férias, sem terem de se preocupar com custos extra.
No Verão 2025, temos também a possibilidade de adicionar voos e transferes, para poder embarcar comodamente a partir de Lisboa para Atenas, Veneza, Roma, Barcelona, Milão e Marselha. No Norte da Europa poderá voar até Hamburgo e Copenhaga e realizar um cruzeiro no MSC Euribia ou no MSC Poesia, caso prefire o sol das Caraíbas voe connosco até Miami ou até Nova Iorque e desfrute de mais de 2 quilómetros de praia de areia branca.
Nas próximas semanas divulgaremos ainda mais novidades imperdíveis!
Opção Turismo: E, por fim, a última: O porto de Lisboa tem desencadeado inúmeras ações nacionais e internacionais, tem apetrechado as infraestruturas com o melhor (julgo eu), participação forte em congressos, workshops e muito mais, com Lisboa no encanto dos turistas estrangeiros. Qual a razão porque continua – pelos vistos – a não ser um porto bem “namorado” pelas companhias de cruzeiros – exclui-se a MSC e pouco mais?
Eduardo Cabrita: A afirmação de que o Porto de Lisboa não é “namorado” pelas companhias de cruzeiros, com exceção da MSC, diverge significativamente dos dados e reconhecimentos que o porto tem recebido nos últimos anos. O Porto de Lisboa tem, de facto, investido significativamente em infraestruturas, promoções e participação em eventos internacionais, consolidando-se como um destino atrativo para os cruzeiros. A evidência disso reside nos sucessivos prémios e menções recebidos a nível mundial, bem como nos recordes de passageiros registados em 2023 e 2024.
A questão de existirem mais escalas de cruzeiros da MSC em Lisboa é um fator a analisar sob a ótica do modelo de negócio específico da companhia. A MSC Cruzeiros, como líder na Europa desde 2013, assim como em Portugal, tem naturalmente uma maior afinidade em vários pontos com os portos europeus, incluindo Lisboa. No entanto, este facto não diminui a atratividade do Porto de Lisboa para outras companhias de cruzeiros, que têm demonstrado um crescente interesse em escalar na capital portuguesa.
É importante ressaltar que a escolha de um porto por parte de uma companhia de cruzeiros depende de uma série de fatores complexos, que vão além da infraestrutura e da promoção. A rota do cruzeiro, a origem e perfil dos passageiros, as parcerias com operadores turísticos locais e as negociações comerciais são apenas alguns exemplos desses fatores.
Em conclusão, o Porto de Lisboa tem-se destacado como um destino de excelência para os cruzeiros, e os dados demonstram claramente esse sucesso. A ausência de um número maior de escalas por parte de outras companhias não significa que o porto não seja atrativo, mas sim que a decisão de escalar em um determinado porto é influenciada por uma série de fatores complexos e específicos para cada companhia.