Enquanto os destinos tradicionalmente caracterizados por sua permissividade com o consumo de cannabis introduzem novas limitações, como é o caso de Amesterdão, outros países preparam-se para o caminho da legalização da venda e consumo desta ‘droga’, abrindo as portas para atrair novos visitantes.
É o caso da Alemanha, onde o governo federal promoveu um projeto de lei que vai legalizá-lo e um outro para que a sua venda seja possível a partir de 1º de janeiro de 2024.
De acordo com a TV Das Erste, o projeto lei permitirá que cidadãos adultos comprem e possuam até 25 gramas de cannabis. Para tal, pode ser adquirida de duas maneiras: cultivo próprio (com no máximo três plantas) ou em clubes de cannabis. Estes últimos terão que se estabelecer como cooperativas e não poderão comercializar o produto.
Mas tudo pode mudar face a outras normas que o Ministério da Saúde alemão está a trabalhar. O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, anunciou que planeia uma lei regulamentando a venda de cannabis em lojas e que o projeto deve estar pronto antes do final do ano.
Uma coisa é certa e já foi tornada claro: o ‘fumo’ pode ser permitido em locais públicos, mas a 200 metros de escolas, parques e áreas de lazer para crianças e jovens.
Recorde-se, a propósito, que atualmente na União Europeia, apenas Malta e Luxemburgo permitem o consumo de cannabis na via pública, enquanto a Holanda restringe essa atividade aos famosos “cafés”.