A Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA) divulgou a mais recente edição do seu relatório anual que reafirma Portugal como um dos principais países que recebe e organiza congressos e convenções.
O país manteve a 6ª posição no ranking europeu e a 7ª posição no ranking mundial em 2022. Por sua vez, Lisboa segura o 2º lugar em ambas as tabelas.
O relatório da ICCA destacou que cerca de 85% das reuniões identificadas ocorreram de forma totalmente presencial ou em formato híbrido, refletindo o retorno gradual à normalidade na indústria de reuniões associativas e corporativas após a pandemia de COVID-19.
Recorde-se que o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) tem recebido especial atenção do Turismo de Portugal que reconhece o seu potencial impulsionador do turismo e da economia do país, tendo então sido lançado, em 2021, o Programa Portugal Events.
O programa recebeu 158 candidaturas, a maioria delas relacionadas com projetos a serem executados em 2022.
Já em abril de 2023, foi lançado o sistema de incentivos Portugal Events 2023/24, com dotação orçamental de 10 milhões de euros, aplicáveis também a todo o território nacional.
Este novo modelo procura apoiar eventos que contribuam para a criação de dinâmicas territoriais, a diversificação da experiência turística e que impulsionem as economias locais, principalmente nos territórios de baixa densidade.
A posição destacada de Portugal nos rankings da ICCA reflete o empenho do país, e do Turismo de Portugal, em fornecer um ambiente propício para a realização de reuniões, congressos e convenções, além de reforçar sua imagem como destino turístico de excelência.