As Caraíbas são um enorme atrativo para os turistas de todo o mundo. Isso já nós sabemos! Só que os portugueses continuam a ser fiéis às Caraíbas descobertas pelos espanhóis.
Com as suas culturas ancestrais e património da humanidade deixado pelo Maias, tradições folclóricas que percorrem o mundo e boa disposição enraizada nas suas gentes, o México é, e como tem vindo a ser nas últimas décadas, um dos países mais procurados pelos viajantes de todos os cantos do mundo, incluindo os portugueses.
A Península de Yucatán, que alberga as famosas cidades de Cancun, Playa del Carmen e Tulum, é a mais cobiçada, sobretudo por quem gosta de aliar boa praia, excelente hotelaria, divertimento e cultura.
É também para aí que os tour operadores portugueses mais centram as suas operações charter, incluindo a NewBlue, da World2Meet, pertencente à espanhola Iberostar, talvez por apresentar opções muito atrativas a nível económico, com alta qualidade e sempre com a vertente de sustentabilidade como pano de fundo, devido a realizar a operação com o novo A350-900, da World2Fly. Mas sobre este assunto já lá vamos. Agora centremo-nos do destino para que saiba exatamente que argumentos poderá utilizar na hora de vendê-lo aos seus clientes. Sim senhor agente de viagens, estou a falar consigo e a dar-lhe os melhores dos conselhos!
Para quem viaja com amigos o melhor será dividir as férias entre Cancun e Riviera Maia ou entre Cancun e Tulum. Por quê? Porque é em Cancun que estão as maiores atrações noturnas do México, dando para aproveitar o sol e mar durante o dia e ir para a “farra” à noite. Já quem procura apenas descanso, uma espreguiçadeira, vaguear entre o mar e a piscina, sem grandes movimentos, a opção correta será ficar sossegado em Tulum ou na Riviera Maia, com praia encantadoras, de areia branca e fina, e um mar azul-turquesa.
O sargaço continua a ser a única barreira para que o mar seja ainda mais turquesa. No entanto, o governo e os hotéis têm feito um enorme esforço para manter as praias limpas durante todo o ano, com equipas de limpeza diária a passarem pelas praias e a retirarem o maior número desta algas, totalmente inofensivas, que por ali boiam devido ao aquecimento global do planeta.
Chichén Itzá, a Maravilha mexicana
E porque nem apenas de sol e praia ou saída à noite se fazem umas férias, nada melhor que sair do resort e partir à descoberta do que o México tem de melhor para oferecer em termos de atividades culturais, radicais, aquáticas ou recreativas.
Nada melhor que começar por aquela que foi eleita uma das novas 7 Maravilhas do Mundo, em 2007, e elevada a Património Mundial pela UNESCO em 1988.
A Pirâmide (ou Templo) de Kukulcán foi a principal razão para que as distinções fossem atribuída a Chichén Itzá. A primeira versão desta pirâmide foi construída no ano 800 d.C.. Observe-se que os Maias faziam seus calendários nas grandes pirâmides, para assim se poderem orientar.
Cada um dos nove patamares horizontais é dividido ao meio por uma escadaria vertical, resultando em 18 terraços separados, que representam os 18 meses de 20 dias do ano Maia. Depois, cada um dos quatro lanços de escadas conta com 91 degraus e, somados, juntamente com a plataforma do topo, chegam ao total de 365, ou seja, o número de dias do ano!
Para visitar todo o sítio arqueológico precisa de pelo menos duas horas em que o guia turístico irá abraçar-nos com a inteligência daquele povo, demasiadamente evoluído para a época.
Chichén Itza, apesar de significar “a boca do poço dos sábios da água”, fica afastado do mar e é, por isso, um lugar bastante quente e seco, sendo aconselhável ir preparado com roupas frescas, calçado bom para caminhar, protetor solar, chapéu e muita água.
Para que perceba melhor, o seu nome vem das palavras Maia “chi” (boca), “che’en” (poço), “itz” (mágico ou feiticeiro) e “ha” (água). Assim, “a boca do poço dos feiticeiros da água”, refere-se ao Cenote Sagrado (Xtoloc), o grande poço natural que os Maias consideravam uma das principais entradas de Xibalbá, o seu submundo.
Quando sair do sítio arqueológico nada melhor que passar por lá, a apenas alguns minutos de carro, para se refrescar e almoçar uma refeição típica mexicana.
Cenote, o que é?
Um cenote é, nada mais nada menos, que poços de água natural originários de rios subterrâneo que percorrem o subsolo mexicano. Há quem diga que aí há mais de 7.000, entre públicos e privados, mas estima-se que o número seja muito maior.
O cenote sagrado Xtoloc foi palco de rituais e sacrifícios por parte do Maias e para que os visitantes possam visualizar com viviam nessa época têm ao seu dispor uma pequena aldeia Maia (encenada, claro!). Ao chegarmos somos recebidos por um descendente do Maias, vestido e pintado a rigor, que nos faz o ritual de boas-vindas e no final somos brindados com a “cerimónia do adeus”, onde o grupo fica em círculo, de olhos fechados, e é “abençoado”. Muito interessante e a não perder!
Se gostar deste, fica a dica que poderá dedicar um dia inteiro a percorrer cenotes no Tour Xenotes by Xcaret. Uma experiência muito divertida e cheia de adrenalina, onde irá fazer caiaque, rapel, nadar por canais e mergulhar (sempre com colete salva-vidas).
Ilha das Mulheres ou Isla Mujeres, como preferir chamar
Se as preferências do viajante recaírem sobre destinos e ilhas paradisíacas, a partir de Cancun poderá apanhar um barco – aconselhamos catamarã – com destino a uma das ilhas mais atrativas do México, a Ilha das Mulheres, afamada pelas suas águas calmas e cristalinas, perfeitas para relaxar e fazer-se acompanhar de bebés e crianças.
Mas que se desengane quem pensa que esta é uma ilha quase deserta. Apesar de ter apenas 13 quilómetros de comprimentos, é habitada desde sempre. Primeiro por indígenas, dos quais alguns descendentes ainda permanecem, e atualmente por pessoas que aí se instalaram. Tem pequenos hotéis, comércio local, restaurantes, bares, um delfinário e até um centro de proteção de tartarugas.
Na Ilha das Mulheres poderá optar apenas por ficar na praia, junto ao pontão onde os barcos turísticos deixam as pessoas, com restaurantes e áreas de praia privadas para quem compra o tour nos hotéis, em que o almoço está incluído, ou então partir à descoberta da ilha de táxi ou carro de golfe alugado.
Perfeita para a prática de desportos aquáticos, como caiaque, windsurf e mergulho, é impossível não se encantar com a experiência de observar toda a diversidade marinha — corais, peixes tropicais e tartarugas — que pode ser vista através de snorkeling.
Diversão noturna com tradição… ou não
O parque de diversões mais famoso do México é o Xcaret, com muitas atividades para todos os gostos e idades, incluindo nadar com golfinhos.
Mas, o melhor e mais autêntico que este parque apresenta acontece à noite e é considerado um dos maiores espetáculos cénicos de todo o mundo.
Xcaret México Espetacular é um espetáculo diário, protagonizado para mais de 300 artistas, apresentado para uma plateia de seis mil espetadores.
Uma bela e incomparável viagem pela história, costumes e tradições do México, através de lendas, danças e trajes típicos de cada região.
Uma experiência única que ninguém deverá deixar de assistir!
Se já esteve em Veneza e gostou de andar de gondola ou se nunca foi, mas é um dos seus sonhos, por que não começar por Xochimilco, que mais se parece a Veneza mexicana.
A festa está garantida com as tradições, costumes e danças e cantares das diversas províncias do país, a bordo de uma gondola, a percorrer os canais de Xochimilco.
Á chegada somos recebidos por dois gondoleiros que são também os animadores da festa. Durante percurso decorre o jantar, com produtos típicos e bar aberto, e passamos por pequenas ilhas onde se encontram os animadores a cantarem e dançarem para os visitantes.
Ideal para fazer em grupo de amigos ou família, até 10 pessoas por gondola, a diversão está garantida. Uma ideia excelente e original de bem receber, sem perder a essência de um povo!
Uma diversão muito diferente e apenas indicada para pessoas de mente aberta é a proporciona o clube noturno Coco Bongo, localizado tanto em Cancun como na Playa del Carmen. Uma discoteca diferente de todas as outras que possa imaginar, ao estilo sala de espetáculo dançante.
Nos diversos palcos os bailarinos (com pouca roupa), artistas de artes circenses e atores fazem a plateia entrar em euforia extrema, como muitas pessoas da assistência a querem-se expor-se, até um pouco mais do que talvez deveriam.
Uma noite diferente, animada e de experienciar nem que seja apenas uma vez ou não fosse o grupo Coco Bongo conhecido por ser proporcionar momentos únicos de total diversão.
Hotelaria de luxo
A hotelaria da Península de Yucatán é de excelente qualidade e quase com o regime de tudo incluído, proporcionando maior descontração ao turista para que não tenha de se preocupar com nada.
Com 11 unidades hoteleiras espalhadas pelo México, a espanhola Iberostar é das melhores para se ficar.
Em Cancun o Iberostar Selection Cancun ou o Coral Level at Iberostar Selection Cancun têm tudo para tornar os seus dias perfeitos. Já na Playa del Carmen o complexo Iberostar é constituído por sete hotéis, de categorias diferentes, mas todos de elevada qualidade. Para mais informações consulte: www.iberostar.com/pt.
Como chegar
Tal como já tida frisado anteriormente a programação da NewBlue, em charter, para o México, até outubro, está entre as mais completas apresentadas em Portugal.
A operação é feita no novo A350-900, de 432 lugares, da World2Fly, do Grupo Iberostar, baseado em Lisboa, e que fez a sua estreia no dia 30 de abril, com o Opção Turismo a bordo, a convite da NewBlue.
Uma viagem diferente de outros tantos Airbus, dado a quase ausência de ruído exterior dentro do aparelho, talvez devido aos “novos motores Rolls Royce xwb”, segundo disse o nosso comandante, Ricardo Bahia, ao receber-nos no cockpit.
“Pouco ruído e muita tecnologia”, frisou, já para não falar da “poupança de 25% de combustível que permitem e emissões de CO2 reduzidas, resultados que têm feito o fabricante ficar surpreso”.
Esta é “uma versão evoluída do A380 e não é por acaso que todos o querem ter”, enalteceu ainda o copiloto Pedro Mendonça.
A NewBlue apresenta pacotes a partir 1.273€ na Riviera Maia, em regime de tudo incluído.
Texto de Sílvia Guimarães
Fotos de Miguel Moura
* O Opção Turismo viajou a Cancun a convite da Word2Meet