Início principal Espanha aceita histórica reivindicação das empregadas de andares

Espanha aceita histórica reivindicação das empregadas de andares

0

A Espanha e, nomeadamente, as ilhas Baleares, deram mais um passo pioneiro no sector da hotelaria ao aceitar uma reivindicação histórica das empregadas de andares: cargas horárias de trabalho excessivas.

Nesse sentido, entrou já em vigor, desde sábado passado e nas ilhas Baleares, o novo acordo que estipula que os hotéis das ilhas terão de estabelecer um número máximo de quartos que uma pessoa pode limpar, sem colocar a sua saúde em risco.

Esta é uma medida que, em Espanha, afetará os mais de 20.000 trabalhadores que exercem a sua atividade nos estabelecimentos das ilhas e será implementada da seguinte forma:

O primeiro passo é criar um grupo específico para cada hotel. Esse grupo será formado, em igualdade de condições, por representantes da empresa, trabalhadores (sindicatos), empregados dos postos de trabalho analisados e representantes dos serviços de prevenção de riscos ocupacionais. Este grupo analisará o procedimento de limpeza das empregadas domésticas.

Uma vez que os procedimentos de limpeza tenham sido analisados, bem como as condições de cada quarto (tamanho, tipo de banheiro, se é uma limpeza habitual ou se eles são apenas verificados …), será definido um número máximo de quartos que um trabalhador pode limpar por dia sem prejudicar sua saúde. Necessidades pessoais e pausas mínimas também serão levadas em consideração.

“O limite tem que ser a saúde da cada pessoa. A carga máxima deve ser especificada antes de afetar a saúde dos trabalhadores”, afirmou Iago Negueruela, ministro do Trabalho e do Turismo, que ainda esclareceu que caberá à Inspeção do Trabalho o controlo da correta aplicação do acordo.