Início principal 25 anos do resgate do navio hospital Gil Eannes

25 anos do resgate do navio hospital Gil Eannes

0

Amanhã, dia 31 de janeiro, a Fundação Gil Eannes comemora o 25º aniversário do resgate e da chegada do navio hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, que ocorreu em 1998.

Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, o navio Gil Eannes desempenhou durante 18 anos, uma importante missão de apoio à frota bacalhoeira da pesca à linha nos mares da Terra Nova e da Gronelândia. Em 1984, tendo finalizado as suas atividades, foi acostado no porto de Lisboa, onde ficou abandonado durante 13 anos, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Perante este inglorioso destino, a comunidade vianense foi mobilizada para o trazer à cidade onde nasceu, resgatando-o assim da sucata e sendo rebocado à Viana no dia 31 de janeiro de 1998, que após receber profundas obras de reabilitação foi aberto ao público como Navio Museu, em agosto desse mesmo ano.

Há 25 anos tem a atual função de Navio Museu, para além de diversas outras iniciativas que tem realizado, onde os visitantes podem “navegar” pelos espaços museológicos recuperados e conhecer mais da “Memória Viva da Assistência à Pesca do Bacalhau”.

No âmbito das comemorações, a Fundação Gil Eannes tem programado duas iniciativas distintas que vão decorrer no dia 31 de janeiro e no dia 04 de fevereiro.

Assim e amanhã, para além das visitas, será inaugurada, às 17h30, a Exposição “Viagem de Fé – Pescadores Portugueses, Homens de Fé, de Olhos Postos na Proteção da Virgem Maria”.

No dia 04 de fevereiro, pelas 16h00, será feita a apresentação do livro “Álbum de Navios da Pesca do Bacalhau” de João David Batel Marques.